São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China faz hoje o que planejou só para Pequim-08

DO ENVIADO A ATENAS

Na Paraolimpíada de Atenas, a China antecipou em quatro anos seu objetivo de liderar o quadro de Pequim-2008.
A quatro dias do final da competição, o país tinha mais de 50% a mais das medalhas de ouro da vice-líder, a Grã-Bretanha. E deve, pela primeira vez, terminar no topo da tabela.
A diferença poderia ser ainda maior se Hong Kong, território que foi devolvido à China em 1997, não competisse como um comitê independente. A divisão ocorre porque a entidade de Hong Kong já estava estruturada, e desse modo o desenvolvimento fica mais fácil.
O porta-voz do Comitê Olímpico dos EUA na Paraolimpíada de Atenas, Kevin Neuendorf, declarou que dificilmente terá forças para recuperar o posto para os americanos. "Ainda é prematuro fazermos esse tipo de previsão, mas inicialmente nosso objetivo era chegar entre os três primeiros."
Na Olimpíada, os chineses chegaram perto -ganharam 32 ouros, contra 35 dos EUA.
No Brasil acontece uma grande diferença entre as estruturas olímpicas e paraolímpicas. Grande parte dos atletas cadeirantes da delegação em Atenas vem do Nordeste. Uma das explicações para isso é que, na região, a incidência de casos de poliomielite foi maior do que no Sul ou Sudeste.(FI)

Texto Anterior: Paraolimpíada: EUA apostam em sprint contra vexame
Próximo Texto: Brasileira bate recorde, mas não leva medalha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.