|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MOTOR
Pacote entregue
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE
A encomenda finalmente
chegou ao seu destino. A
GPWC sentou à mesa nesta semana para "sugerir" mudanças
na F-1 e desistir de montar uma
categoria própria em 2008.
A holding formada pelas grandes montadoras envolvidas com o
esporte reagiu ao pacote histérico
da dupla Mosley/Ecclestone e acenou com a pizza que parecia impossível há alguns meses: mais dinheiro para os times, regulamento estável e TV aberta. Acrescentou-se uma quarta reivindicação,
"transparência", demagógica e
decorativa, a azeitona da pizza.
De diferente do que já propunha, apenas o tom transigente.
Foi a primeira vez que o grupo
abriu mão da tal categoria própria. Ecclestone, ainda em Xangai, encampou novo discurso,
afirmando que o futuro da F-1 é
promissor e que a Volkswagen será a próxima montadora a ter
uma equipe nas pistas. Na Europa, já se fala que a Porsche tem
um projeto para 2005. Enfim, a
crise econômica mundial foi esquecida em apenas uma semana.
Ontem, uma pré-reunião foi
realizada pelos times com a FIA.
A de segunda-feira será para a
imprensa. Devem passar apenas
algumas das exigências técnicas,
a palhaçada do rodízio vai virar
folclore. Prepare-se para a volta
dos treinos de classificação na
sexta-feira e para a limitação dos
motores. O polêmico lastreamento é zebra, a padronização de
componentes mais ainda. Qualquer coisa fora disso será surpresa
ou tragédia, pois qualquer coisa
fora disso os grandes times não
acatarão e haverá impasse.
E na improvável hipótese do
impasse, a coluna vai ter que passar a falar de rali, Nascar, o que
melhor sobrar. Mas isso, claro,
não vai acontecer.
O que pode acontecer na segunda-feira, segundo a agência Reuters, é a exclusão do GP da Bélgica
por causa das leis antitabagistas.
Ao contrário de outros países europeus, que concordaram com o
prazo dado pela FIA para o fim
do cigarro na F-1, em 2006, o governo belga tem uma lei local que
prevê o banimento já para 2003.
Essa expectativa deixou a corrida na condicional nos últimos
dois calendários, mas tudo acabou se resolvendo de última hora.
Parece que a coisa agora vai ser
diferente. São os times que ainda
dependem do cigarro que defendem o veto. E o final da novela é
mais do que melancólico, a F-1
vai perder Spa, de longe seu circuito mais espetacular. E com
Bahrein e Xangai na fila, não deve voltar. Coisas assim é que deixam a categoria chata. E coisas
assim eles não mudam.
E falando em cigarro, Interlagos
deveria, pelo menos em tese, sofrer restrições parecidas no ano
que vem. A legislação brasileira
prevê banimento total da publicidade de cigarro no esporte a partir do mês de janeiro. Segundo
consta, a lei não vai mudar e não
haverá exceção. Os carros é que
correrão como na Inglaterra e na
França, sem as logomarcas.
E o que o bananal tem que Spa
não tem? Ecclestone por trás da
organização de um dos mais caros (e rentáveis) GPs do calendário. O argumento oficial, ser a
única corrida da América do Sul,
em uma categoria que se vende
como Mundial, não é suficiente.
Ecclestone ganha muito dinheiro por aqui. Interlagos só sai do
calendário se isso mudar.
GP Brasil 2003
A organização do evento começou a vender nesta semana ingressos para a corrida pelo telefone (0/xx/11) 3328-3231. O mais barato,
o velho e bom setor G, sai por R$ 218. O mais caro -para mortais,
claro-, o setor D chega a R$ 1.095. Aceita cartão de crédito, parcela em cinco vezes e diz que entrega em casa.
Forca
Montoya se casa hoje à noite, em Cartagena, com esquema de segurança equivalente a visita de chefe de Estado. O centro histórico
da cidade, onde fica a Igreja de Santo Toribio, local da cerimônia,
será fechado para pedestres e carros, o que causou protestos de comerciantes. O enlace, para 300 convidados (Barrichello, sabe-se lá
por quê, e o pessoal da Indy, na Austrália, são sentidas ausências), é
tratado como o evento do ano na Colômbia. Explica-se, Montoya,
apesar de estar ainda no início de sua carreira na F-1, já é considerado um dos maiores nomes da história do esporte no país.
E-mail mariante@uol.com.br
Texto Anterior: Boxe: Após pressão, brasileira cai no Mundial Próximo Texto: Basquete: Janeth lidera Ourinhos ao título paulista Índice
|