São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COB e governo acenam com solução futura

DA REPORTAGEM LOCAL

Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte apontam para a possibilidade de um cenário diferente para as modalidades desalojadas do programa olímpico em 2010.
O COB informou que aguarda a definição do programa de Guadalajara-11 pela Organização Desportiva Pan-Americana. E que só após a definição, ""provavelmente no início de novembro", o comitê analisará as formas de investimento nas modalidades pan-americanas.
O Ministério do Esporte reconhece que o pedido da confederação chegou em momento de ""indefinição orçamentária" da pasta, o que inviabilizou o atendimento do apoio solicitado. Porém informa estar aberto a analisar futuros projetos.
Segundo o ministério, no ano passado, somados atletas do beisebol e do softbol, nas categorias nacional e internacional, foram 104 atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta. E acrescenta que a pasta analisa dois projetos da confederação para a captação de verba por meio da lei de incentivo fiscal.
Quanto aos esportes que passaram a integrar a programação olímpica, o COB terá reunião em novembro com as confederações e da qual participarão representantes da Confederação Brasileira de Golfe e a Associação Brasileira de Rúgbi.
Dirigentes de ambas as entidades esperam discutir com o comitê suas perspectivas para apenas então se pronunciar sobre o quanto necessitarão da verba da Lei Piva, oriunda das loterias, para promover o fomento de suas modalidades.
Levantamento feito pelo Ministério do Esporte aponta que em 2008 foram 140 atletas atendidos pelo Bolsa-Atleta.
A modalidade está em quarto lugar na lista de contemplados.
No caso do golfe, há pedidos de inscrição feitos neste ano que estão em análise. (EO)

Texto Anterior: Fora de Jogos, seleções "somem" do Pan
Próximo Texto: Stock Car: Maurício vira o nono a vencer na temporada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.