São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paulistas sofrem com os pênaltis

SÉRIE A
Corinthians, Palmeiras e Neymar são os que mais perdem


MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Os times paulistas não sabem bater pênalti. Das 29 cobranças desperdiçadas neste Campeonato Brasileiro, 18 (ou 62% delas) foram dos seis clubes de São Paulo.
Corinthians, Santos, Palmeiras e Grêmio Prudente lideram o ranking dos pênaltis perdidos, com quatro cada um -apenas esses quatro times perderam mais da metade dos pênaltis do torneio.
O Guarani perdeu outros dois, e o São Paulo converteu a única penalidade que teve.
O Corinthians deixou de ganhar pontos preciosos devido a essas falhas. O time trocou várias vezes de batedor por conta desses erros.
O zagueiro Chicão perdeu dois pênaltis no início da competição -derrota para o Atlético-GO e vitória sobre o Atlético-MG. Foi então substituído por Bruno César, que perdeu um pênalti no revés contra o Cruzeiro e foi trocado por Iarley. Que colaborou na derrota para o Grêmio (1 a 0) ao perder sua cobrança.
Apenas Ronaldo continua "invicto". O Fenômeno converteu as duas chances que teve -até hoje, seus dois únicos gols no Brasileiro-2010.
No Santos, o vilão é Neymar. O atacante perdeu quatro cobranças no Nacional.
A última delas anteontem, quando o Santos perdia em casa por 3 a 2 para o Grêmio Prudente, que tinha só nove jogadores em campo. Falhou também no primeiro turno no empate diante do Ceará. Com dois pontos a mais, o time estaria a quatro do líder.
O aproveitamento de Neymar caiu drasticamente depois que a Fifa proibiu a paradinha, em 11 de junho.
Antes da proibição, o atacante santista quase sempre usava da artimanha para vencer os goleiros.
Chegou a irritar Rogério Ceni, num clássico pelo Campeonato Paulista. "Eu disse para ele aproveitar agora, porque na Europa não pode", esbravejou o tricolor.
Com paradinha, Neymar acertou 5 das 6 cobranças que tentou. Sem paradinha, acertou quatro e errou cinco. "Acho que eu tenho de melhorar", admitiu o santista, que provocou a queda do técnico que tentou impedi-lo de bater pênaltis (Dorival Jr.).
O interino Marcelo Martelotte deu a entender que poderá trocar o cobrador de pênaltis do Santos. "Eu tenho outras opções", afirmou.
O Palmeiras também sofreu. Robert (hoje no Cruzeiro), Ewethon e Kleber não aproveitaram as chances.
A de Ewerthon é a que mais dói: o alviverde perdia por 1 a 0 para o São Paulo e faltavam poucos minutos para o fim do jogo. Rogério Ceni pegou o chute do atacante.
Não fossem os pênaltis perdidos, o Grêmio Prudente poderia estar em situação melhor na classificação. O time do interior paulista conseguiu converter apenas 3 das 7 oportunidades que teve no torneio -um aproveitamento de 43%, contra 73% da média da competição.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Para sócios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.