São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Campeão agridoce

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Você é um fã do pugilismo e seu maior desejo sempre foi subir ao ringue, mas, com um emprego em outra área e família para sustentar, a realização desse sonho é impossível.
Mas em uma época em que o dinheiro pode comprar praticamente tudo, é possível realizar sua fantasia, por meio da participação em exibições com campeões (as rendas originadas por tais atividades são endereçadas a instituições de caridade).
Um campeão, no caso o norte-americano Pernell Whitaker, resolve lhe dar uma chance, desde que você se comprometa a ceder milhares de dólares à caridade.
Você não aguenta mais de ansiedade e de expectativa, faz contagem regressiva para o grande dia. Quando ele finalmente chega, você veste seu calção de cetim, suas (tradicionais) luvas Everlast e seu roupão.
Qual não é sua surpresa quando, com sua família e amigos na platéia, você percebe que a tal ""exibição" é mais real do que você imaginava. O campeão, que supostamente deveria dar um ""desconto", começa a surrá-lo com golpes fortes, verdadeiros, em sua linha de cintura, que o fazem se dobrar de dor.
Você pondera sobre a vergonha que seria desistir e completa os três assaltos previstos todo machucado -seu sonho já se transformou em um pesadelo.
Tudo bem, você no futuro poderá contar a seus netos que já dividiu o tablado com um membro do Hall da Fama, campeão em múltiplas categorias de peso (leves, meio-médios-ligeiros, meio-médios e médios-ligeiros) , mas se decepciona com a crueldade exibida por seu ídolo.
Whitaker tampouco desperdiça oportunidades para humilhar outros pugilistas. Em 1996, ele e o compatriota Vince Phillips defenderam seus respectivos cinturões em San Martin.
Após a programação, Phillips foi ao bar e lá encontrou Whitaker, que conversava com membros de sua equipe enquanto bebia. ""Ao ver que me aproximava, Whitaker [que defendeu o título em decisão polêmica contra Wilfredo Rivera" comentou: "Como nunca consigo lutas fáceis como Ike Quartey [que pouco antes havia batido Phillips por nocaute em três assaltos"?" Isso é bem típico de Whitaker."
Diversos jornalistas também tiveram problemas com Whitaker por causa de seu comportamento (pude comprovar isso quando, após ele ter prometido entrevista por telefone, na data marcada o ouvi mandar o amigo dizer que ele não estava). É irônico o fato de um pugilista de estilo tão técnico como Whitaker -ele chegou a ser comparado com o lutador de melhor defesa, Willie Pep- ter uma personalidade tão antipática.
Posteriormente, após esses episódios, Whitaker experimentou lições de humildade: foi punido por ter participado de um combate enquanto sob a influência de tóxicos e foi derrotado pela primeira vez de maneira clara pelo porto-riquenho Félix Trinidad (anteriormente, Whitaker raramente perdeu assaltos, e suas derrotas para o mexicano Jose Luis Ramirez e para o norte-americano Oscar de la Hoya provocaram polêmica).
Hoje, após dois anos afastado, Whitaker retorna aos ringues contra Carlos Bojorquez (a ESPN International deve exibir VT de seu combate na próxima semana). É bom ter Whitaker, o boxeador, mestre das esquivas, de volta. Se sua atitude com relação ao esporte, aos rivais, mudou, não se sabe ainda.

Programação 1
A última edição das ""grandes esperanças brancas", o invicto peso-pesado Joe Mesi (18 vitórias), luta com o desertor cubano Jorge Luis Gonzalez, hoje, em Nigara Falls, nos EUA.

Programação 2
No mesmo programa, Donovan ""Razor" Ruddock, que ganhou fama em duas lutas com Mike Tyson, pega Harold Sconiers.

Programação 3
Amanhã, em Wales, Joe Calzaghe põe o título dos supermédios da Organização Mundial de Boxe em jogo contra Mario Veit.

Programação 4
Também amanhã, Andrew ""Seis Cabeças" Lewis defende o cinturão dos meio-médios da Associação Mundial de Boxe contra Larry Marks, no Hammerstein Ballroom, em Nova York.

E-mail: eohata@folhasp.com.br


Texto Anterior: Falha na estratégia atrapalha Ferrari
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Aposentadoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.