São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália abriga tira-teima de astros e esquadrões

Messi desafia hoje Cristiano Ronaldo na final da Copa dos Campeões da Europa

Decisão entre os badalados Barcelona e Manchester United promete dirimir dúvidas sobre quem são os melhores time e jogador


DA REPORTAGEM LOCAL Um foi submetido a cirurgia cardíaca quanto tinha 15 anos. O outro sofria com problemas hormonais desde criança. Um é destro e tem 1,85 m. O outro é canhoto e tem 1,69 m.
Cristiano Ronaldo e Messi são os retratos mais perfeitos dos times atuais de Manchester United e Barcelona, que se enfrentam hoje, às 15h45, no estádio Olímpico de Roma na decisão da Copa dos Campeões.
Atual melhor do mundo, o meia-atacante português tentará levar o seu clube a um inédito bicampeonato da Champions League, como é conhecida a fase moderna da Copa dos Campeões, iniciada na temporada 1992/1993. Se fizer isso, Cristiano Ronaldo terá vantagem na corrida para ser bi do troféu oferecido pela Fifa ao melhor do mundo neste ano.
Messi bateu na trave para melhor do mundo nas duas últimas temporadas. Ficou atrás de Kaká e Cristiano Ronaldo principalmente por não ter conquistado nesse período a Copa dos Campeões -o Barcelona faturou a nobre taça pela última vez em 2006, quando Ronaldinho ainda era a grande estrela da equipe espanhola.
O Manchester United, invicto ainda na disputa -pode se tornar o primeiro time a ganhar duas edições seguidas da competição sem uma derrota sequer-, conquistou recentemente um tricampeonato genuíno na Inglaterra com futebol sólido, menos vistoso do que o mostrado na temporada passada, quando saiu de Moscou como campeão europeu ao bater o Chelsea nos pênaltis.
Cristiano Ronaldo foi o artilheiro da edição passada do torneio, com oito gols -um deles na final, que terminou 1 a 1. Messi é o artilheiro da atual Copa dos Campeões, também com oito gols. Ele anotou 37 vezes nesta temporada em que o Barcelona faturou o Espanhol e a Copa do Rei com um ataque poderoso e um futebol atraente.
Como não é um ano de Copa nem de Eurocopa, o título da Copa dos Campeões tende a ter um peso ainda maior na eleição de melhor jogador do planeta.
Pelas estatísticas individuais na competição, o argentino dá um banho até agora no português, superando o concorrente em assistências e aproveitamento de finalizações que resultam em gol. Porém Cristiano Ronaldo sabe bem o caminho das pedras para o prêmio.
""Se vencermos, os jogadores do Manchester United estarão mais próximos do prêmio de melhor do mundo", falou o português, que, na coletiva de imprensa da Uefa, não considerou a final da Copa dos Campeões um duelo entre ele e Messi.
Cristiano Ronaldo, que começou a temporada de forma turbulenta (contusão e ameaça de ir para o Real Madrid após férias nos EUA recheada de celebridades e romances), criou crise recente no Manchester United ao protestar após ser substituído em uma partida -fez cara feia e atirou blusa do clube no chão. Isso aumentou mais sua fama de egocêntrico.
Antes de ser eleito o melhor do mundo de 2008, ele chegou a dizer que era "o melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor" do planeta. Messi, campeão olímpico em Pequim, teve de se contentar ""só" com o segundo posto no ano passado.
""O Barcelona tem grande time, mas acho o Manchester melhor e mostraremos amanhã [hoje]", falou o português.
Messi, bem mais contido nas entrevistas que o rival, foi elogiado por Alex Ferguson, técnico do Manchester United. ""Nós sabemos que ele é especial."


NA TV - Barcelona x Manchester U.
ESPN e Record, ao vivo, às 15h45



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Finalistas dominam fase nobre do torneio e debocham do Real Madrid
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.