São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O BRASIL NAS FINAIS

1950
Uruguai cala Maracanã na primeira final
A estréia do Brasil em decisões de títulos de Copas chegou junto com a maior frustração na história do futebol nacional, o "Maracanazo". Com o Maracanã construído especialmente para o Mundial completamente lotado, a seleção perdeu para o Uruguai, de virada, por 2 a 1, após uma bela campanha. O goleiro Barbosa e o lateral Bigode acabaram marcados pela derrota, sacramentada pelo gol do atacante Ghiggia no segundo tempo.

1958
Goleada garante título inédito e apresenta Pelé
Em sua segunda final, o Brasil jogou em condição oposta à de 50. Enfrentou os anfitriões, os suecos, e conseguiu ser a primeira seleção de um país sul-americano a ganhar uma Copa do Mundo no velho continente. Mesmo saindo atrás no placar, a seleção comandada por Didi e que contava com a genialidade de Pelé e de Garrincha venceu por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título mundial. Com apenas 17 anos, Pelé fez dois gols na final.



Texto Anterior: Lance a Lance
Próximo Texto: Semifinais/ Ontem: Zaga vai do inferno ao paraíso contra Turquia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.