São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa estabelece diferenças entre os membros do G5

Como no ano passado, melhor ataque não está na ponta do Brasileiro, e sim a equipe que consegue levar menos gols

Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Fla e Palmeiras balançaram as redes quase o mesmo número de vezes, porém se diferenciam na retaguarda

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Completadas 31 rodadas do Brasileiro, o G5 do campeonato está montado por ordem de defesa, cenário inédito se consideradas as classificações finais na era dos pontos corridos.
De 2003, ano em que o atual sistema de disputa entrou em vigor no país, até 2006, sempre quem era campeão brasileiro tinha o melhor ataque da disputa. O São Paulo inverteu essa lógica no ano passado, quando levantou a taça devido a uma defesa que levou só 0,5 gol por jogo em média. O Cruzeiro, dono do melhor ataque disparado em 2007, ficou só em quinto.
Desta vez o Grêmio é que impressiona defensivamente. Sofreu apenas 25 gols em 31 partidas e, com os resultados de anteontem (derrotas de Cruzeiro e Palmeiras para Atlético-PR e Fluminense por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente), não perderá a liderança da disputa na próxima rodada mesmo que caia no duelo direto com o Cruzeiro.
O São Paulo é o único time além do Grêmio que neste ano, em média, sofreu menos de um gol por jogo. ""Temos os três melhores zagueiros do Brasil", costuma se gabar Muricy Ramalho, técnico são-paulino que tenta um inédito tri genuíno.
Em termos ofensivos, pode-se dizer que os cinco primeiros colocados do Brasileiro deste ano têm empate técnico. Flamengo e São Paulo balançaram as redes 51 vezes -fizeram só três gols a mais que o Palmeiras, quatro a mais que o Grêmio e cinco a mais que o Cruzeiro. Os melhores ataques deste ano, com média de só 1,64 gol por partida, são os mais pobres na era dos pontos corridos.
Já a diferença defensiva entre os cinco, ao contrário, é bem significativa. O Grêmio sofreu 12 gols a menos que o Palmeiras, hoje fora do G4. Talvez por isso o goleiro Marcos tenha saído do Maracanã anteontem, quando foi vazado três vezes, atirando contra o próprio time.
""O Palmeiras está na posição que merece, a quinta colocação. Há times melhores que o nosso, como São Paulo e Flamengo", disse ele, um dos destaques da disputa assim como os outros quatro goleiros titulares do G5.
Marcos se refere muito à inconstância do Palmeiras.
""Achei que podia tomar seis ou sete [contra o Fluminense]. Você nunca sabe o que pode acontecer", afirmou o goleiro, que já havia revelado o temor de ser muito vazado no empate de 2 a 2 com o São Paulo.
O goleiro e capitão são-paulino, Rogério Ceni, comparo a sua equipe, por sua vez, com o Grêmio. ""São Paulo e Grêmio são times de estilos mais parecidos, de mais pegada, mais raça. Já Cruzeiro e Flamengo são times mais leves, de toque de bola, técnica. O Palmeiras está no meio termo", disse ele.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Disputa vê jogos cruciais em série
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.