São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indy terá 2 provas em menos de 24 horas

Calendário da categoria não foi fechado pelos dirigentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A unificação das duas principais categorias de monopostos dos EUA na última sexta causou uma situação bem inusitada na recém-criada Indy.
Devido ao choque de calendários entre IRL e Champ Car, a corrida de Motegi da primeira e a de Long Beach da segunda, que servirá de encerramento da categoria, serão disputadas no mesmo fim de semana. Os times da Champ Car correrão na Califórnia e os da IRL, no Japão, mas as duas provas valerão pontos para o campeonato da Indy. O prêmio também será dado aos vencedores de ambas.
Já partir de 2009 o GP de Long Beach passa a integrar o calendário da unificada Indy.
Ontem, dirigentes da nova categoria divulgaram mais alguns detalhes sobre a unificação das duas categorias, que ficaram 12 anos separadas.
Sobre o calendário desta temporada, ainda não há uma versão final, já que os dirigentes negociam com Edmonton (Canadá) e Surfers Paradise (Austrália) para incluir provas nesses locais ainda no calendário deste ano. Atualmente, 16 etapas estão confirmadas.
Como havia prometido para seduzir equipes da Champ Car, Tony George, fundador da IRL, assegurou que os times que mostrarem ter condições financeiras receberão ajuda de US$ 1,2 milhão por carro, além de um ano de "leasing" de motores Honda e dois chassis Dallara, que poderão ser emprestados por mais dois anos.
"Nossa comunidade está empolgada e com muita energia após a unificação, e todos estão trabalhando duro para fazer um belo início de campeonato em Homestead, no dia 29 de março", afirmou George.
"Aplaudo Tony por seu comprometimento com o esporte e agora me junto a ele para discutirmos o futuro do automobilismo de monopostos na América do Norte", disse Kevin Kalkhoven, um dos donos da Champ Car e da equipe PKV.
"Estou ansioso para que nosso time participe desta temporada e certamente vou fazer o que estiver ao meu alcance para ajudar a categoria a curto e longo prazo", completou o cartola.
Como irão usar carros totalmente novos na Indy, os times vindos da Champ Car ganharão uma sessão de testes ainda em março, em data a definir.
As nove equipes vindas da Champ Car participarão na próxima segunda de uma espécie de aula de orientação no Indianapolis Speedway para tirar dúvidas sobre a nova categoria.
Ainda não está definido o número de times que irá fazer a transição para a Indy. Os dirigentes acreditam que alguns poderão estrear já na abertura do campeonato, enquanto outros devem se juntar à Indy para os treinos das 500 Milhas de Indianápolis, no dia 4 de maio.
A Indy também criou um programa de assistência às equipes das duas categorias para trabalharem em conjunto.


Texto Anterior: Dirigente se reúne com futebol em busca de apoio
Próximo Texto: F-1 encerra pré-temporada e vê Ferrari e McLaren ainda à frente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.