São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abandonada, estação de Pelé foi penhorada

DA REPORTAGEM LOCAL

A estação de trem que deu partida na carreira mais vitoriosa do futebol em todo o planeta está abandonada.
De uma das três plataformas da estação de Bauru, Pelé viajou para Santos. A cena é tão emblemática que virou até motivo de filme de uma campanha publicitária de muito sucesso estrelada pelo ex-jogador.
Inativa desde a década passada, a plataforma é alvo de pichadores e invasores e está toda depredada.
"Não dá nem para descrever o estado dela", lamenta Roque Ferreira, coordenador do sindicato dos ferroviários da região.
O terminal de Bauru é a garantia dada pela Rede Ferroviária Federal para o pagamento de dívida judicial. A empresa foi acionada pelo sindicato por não dar aos funcionários tíquetes-refeição por pouco mais de um ano -o valor desse débito é avaliado em R$ 5 milhões.
Segundo o sindicato, a estação que teve Pelé como mais famoso passageiro está perto de ser comprada por um grupo que pretende construir um centro de lazer no local. Se um dia voltarem à cidade, os trens também poderiam fazer parte do projeto de remodelação.
Além das viagens para Santos, o trem esteve em outras etapas da vida do rei de futebol. O apito das locomotivas, por exemplo, fazia parte das peladas dos tempos de criança. Pelé e seus amigos combinavam que a duração das partidas seria definida pela chegada do próximo comboio a Bauru. (PC)


Texto Anterior: Futebol: Paulista volta meio século nas semifinais
Próximo Texto: Ferrovia está em alta fora da elite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.