São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

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Ferrovia está em alta fora da elite

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é apenas na elite do Paulista que a ferrovia está em alta.
Clubes com origem nas companhias que espalharam trilhos e dormentes pelo Estado fazem bom papel em outras divisões.
Na Segundona, o Nacional da capital ostenta a quarta melhor campanha entre os 16 inscritos, posição que hoje o colocaria com facilidade nas quartas-de-final.
Fundado pela São Paulo Railway em 1919, levou o nome da empresa até 1946, quando a concessão acabou e a linha foi nacionalizada. Funcionários da ferrovia administram o clube, que esteve na elite nos anos de ouro da companhia inglesa, até hoje.
No interior, depois de anos de decadência, dois clubes ferroviários atravessam bom momento.
Com apenas uma derrota em sete partidas, o Noroeste de Bauru caminha firme à fase decisiva da terceira divisão. Com a mesma data de fundação que o Corinthians da capital (1º de setembro de 1910), o clube foi batizado em homenagem a uma estrada de ferro que servia a região.
Mas o caso mais notório é o da Ferroviária, fundada por empregados da Estrada de Ferro Araraquarense. Uma das agremiações mais fortes do interior, especialmente na década de 60, ela entrou em profunda decadência e tombou para a quarta divisão.
Para se reerguer, o time, com o apoio da prefeitura -comandada pelo PT-, costurou uma rede de parcerias. Fazem parte dela o Atlético-PR, que cede jogadores para o time de Araraquara, uma universidade local e ainda duas grandes empresas.
Em campo, a equipe vai bem, com vitórias nas duas rodadas iniciais do campeonato. Na sua estréia em casa, foram vendidos mais de 2.000 ingressos, número não alcançado por praticamente a metade dos jogos da elite paulista neste ano. (PC)


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