São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia ataca vizinhos e alega preconceito

DO ENVIADO A YOKOHAMA

Quem tomou as dores da comunidade brasileira depois que ela passou a ser associada ao aumento da marginalidade no Japão foram os sul-coreanos.
Assim que um programa de TV exibiu matéria que teria denegrido a imagem dos brasileiros, a Associação de Coreanos do Japão iniciou um protesto contra ele.
A entidade acha que é um absurdo dizer que a presença dos brasileiros -são cerca de 260 mil no Japão- teria agravado os problemas de criminalidade, como tem sido veiculado na mídia.
Para a associação, assim como acontece com os coreanos, os brasileiros começam a ser vítimas de preconceito. Ela diz que, se houve um aumento nos índices de criminalidade, ele deve ser atribuído à sociedade como um todo, e não apenas a grupos minoritários.
Cita os índices econômicos para mostrar que a vida no Japão está mais difícil para todos e apresenta números que ilustram que a criminalidade, se tem aumentado, cresceu entre os japoneses. (JCA)


Texto Anterior: Máfia brasileira causa prejuízo de US$ 3 milhões aos japoneses
Próximo Texto: Por Quê: Crise econômica escancara violência e discriminação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.