São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro inicia campanha em Roland Garros com vitória por 3 a 0

Guga estréia bem em Paris

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten teve um pouco de trabalho no início, mas venceu com facilidade sua estréia na edição de 2002 de Roland Garros.
Seu rival foi o suíço Ivo Heuberger, tenista com o pior retrospecto no piso da disputa a enfrentar Guga em uma estréia de Grand Slam.
O brasileiro marcou 3 sets a 0 (7/5, 6/2 e 6/2) em uma hora e 33 minutos de partida.
A 15ª vitória consecutiva de Kuerten em Roland Garros marcou também a sétima derrota de Heuberger, 98º na Corrida dos Campeões e 116º no ranking de entradas, em sete jogos no saibro.
Foi a 13ª partida de Kuerten após a cirurgia no quadril direito, realizada em fevereiro.
Guga apresenta agora 27 vitórias e somente 3 derrotas (aproveitamento de 90%) em sete participações no Grand Slam francês.
O brasileiro busca o quarto título -foi o vencedor em 1997, 2000 e 2001-, o que o deixaria na segunda colocação isolada entre os maiores campeões do torneio na era profissional, a partir de 1968, atrás somente do sueco Bjorn Borg, dono de seis troféus.
Apesar deste retrospecto, o brasileiro afirmou que ""não está tinindo", por isso não pode se considerar o favorito em Paris e que seu objetivo é chegar à segunda semana na competição.
A partida poderia ter sido ainda mais tranquila para Kuerten se ele não tivesse cometido tantas falhas no início do confronto, seu primeiro contra Heuberger.
Dos 44 erros não-forçados registrados por Guga no jogo, 20 aconteceram no set inicial.
O brasileiro conseguiu a quebra logo no segundo serviço do adversário, mas permitiu a devolução no game seguinte.
A partida seguiu equilibrada até o empate em 5 a 5. No 11º game, sacando, Heuberger teve a vantagem de 30 a 0, mas permitiu a segunda quebra de Guga, que fechou o set no game seguinte.
Enquanto o brasileiro iniciava o segundo set mais solto e menos nervoso, Heuberger parecia ter perdido a concentração e a confiança. Logo, com duas quebras, Guga marcava 5 a 0.
Naquele momento, a quadra central de Roland Garros começou a ficar molhada por causa da chuva. Kuerten pediu, por duas vezes, que o árbitro interrompesse a partida, mas não foi atendido.
O episódio acabou distraindo Guga, que perdeu dois games na sequência. Mas bastou voltar a confirmar seu saque para o brasileiro fechar o set em 6 a 2.
O placar marcava 2 a 1 para Kuerten no terceiro set, quando o juiz resolveu suspender a partida por causa da chuva.
Após uma paralisação de 45 minutos, Guga voltou mantendo o domínio das ações e permitiu que Heuberger vencesse apenas mais um game antes de fechar o jogo.
""No começo do jogo, estava meio nervoso, mas depois me soltei e quando voltei para quadra, depois da chuva, bati as bolas bem solto, como eu gosto", afirmou Kuerten após a partida.
O adversário do brasileiro na segunda rodada de Roland Garros será o italiano Davide Sanguinetti, 50º no ranking de entradas e 27º na Corrida, que ontem venceu o austríaco Julian Knowle por 3 sets a 1 (6/3, 4/6, 7/5 e 6/3).
O único confronto entre os dois aconteceu na estréia do Masters Series de Roma, há três semanas. Guga venceu por 2 a 0 (7/5 e 6/3).
""A minha estréia aqui foi boa, não tive grandes complicações e nem altos e baixos", afirmou Kuerten. ""Estou supertranquilo, sei que fiz a melhor preparação possível, passei muitas horas na quadra na semana passada e vou jogar contra Sanguinetti como nos meus últimos jogos."
A partida acontece amanhã, em horário a ser definido.



Texto Anterior: Luiz Carlos Barreto: No 'futebol japonês', o Brasil é favorito
Próximo Texto: Tenista diz que enfrenta qualquer um
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.