São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabriella tem marca histórica para mulheres

DA ENVIADA A ROMA

Gabriella Silva teve intoxicação alimentar, quase desmaiou na piscina, por pouco não perdeu a vaga na semifinal. Quem acompanhou seu périplo em Roma não apostaria que a atleta atingiria o melhor resultado feminino do país na piscina em Mundiais de esportes aquáticos.
Ontem, a nadadora cravou o recorde sul-americano (56s94) e terminou em quinto os 100 m borboleta.
O melhor resultado do Brasil era o oitavo lugar de Nayara Ribeiro, nos 1.500 m livre, em 2001. Mas, apesar de ter feito história, Gabri- ella, 20, não ficou satisfeita.
Ela acredita que um erro na chegada a tirou do pódio.
A sueca Sarah Sjostrom, 15, levou o ouro e o recorde mundial (56s06), Jessicah Schipper, da Austrália, a prata (56s23), e a chinesa Liuyang Jiao, o bronze (56s86). A francesa Aurore Mongel nadou em 56s89. "Não estou muito feliz porque errei muito minha chegada e sei que foi isso que me tirou do pódio", disse Gabriella, que chorou muito ao sair da água.
A brasileira optou por uma tática ousada. Nadou rápido desde o início e completou os 50 metros iniciais da prova na primeira colocação.
"Eu tinha de nadar meus 100% ou não conseguiria continuar na briga até o final. E, como sou menor do que elas, me canso menos", afirmou Gabriella, que mede 1,66 m e pesa 57 kg.
Seu feito compensou um dia ruim para a equipe do Brasil. Pela manhã, ninguém avançou nas eliminatórias dos 100 m peito feminino e dos 200 m livre masculino.
Fabíola Molina caiu na semifinal dos 100 m costas, à tarde. Nicholas Santos, que havia surpreendido ao chegar à final dos 50 m borboleta, prova para a qual não treinou, foi quinto colocado.
Henrique Barbosa, que chegou a Roma com o terceiro melhor tempo nos 100 m peito, decepcionou e ficou em oitavo, com 59s54, quase um segundo atrás do campeão, o australiano Brenton Rickard (58s58). (ML)

Texto Anterior: Cielo testa preparação solitária
Próximo Texto: Fabricante quer prolongar vida dos maiôs "high-tech"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.