São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prodígio dos ringues chama atenção até de ex-campeão

DO ENVIADO A ATENAS

Há um ano, o britânico Amir Khan, 17, não tinha nenhuma grande experiência no boxe. Hoje, pode se tornar campeão olímpico, na categoria leve (até 60 kg).
Levado pelas mãos do pai para uma academia, aos oito anos, começou a disputar campeonatos aos 11. Em 2004, ganhou o Mundial júnior e outros torneios com competidores de sua idade. Partiu para as seletivas olímpicas na Bulgária. Chegou a Atenas como único representante do Reino Unido no boxe. Não desapontou. Ontem, ganhou de Serik Yeleuov, do Cazaquistão, por pontos. Hoje, pega o cubano Mario Cesar Kindelan Mesa, 33, pelo ouro.
Chamou a atenção inclusive do ex-campeão dos pesados Lennox Lewis, que o parabenizou.
Khan é considerado muito jovem para atuar profissionalmente. "Já foi arriscado mandá-lo a Atenas porque ele nunca havia disputado esse tipo de torneio", disse o técnico Ian Irwin.
O próprio atleta diz querer manter sua condição de amador. "Quero ficar assim até os 22 anos. Se eu me profissionalizar muito cedo, não estarei tão maduro para atingir o que pretendo." (MD)

Texto Anterior: Tesouro da juventude
Próximo Texto: Pingue-pongue: Caçula diz que tem vida normal e que foi pegar experiência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.