São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
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STOP & GO
Por quê?

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Por que Schumacher não vai correr na Bélgica?
Quem responder provavelmente estará mentindo, já que essa a Ferrari não vai vazar.
Pertinente talvez seja perguntar por que razão a Ferrari bateu tanto bumbo naquele teste de Mugello para, na semana seguinte, desistir de tudo.
Pressionar Irvine seria uma tolice, já que o irlandês precisa do título para ficar ou para sair. Pressionar a McLaren, uma bobagem. Pressionar o próprio Schumacher? Por quê?
Talvez a explicação se encontre no alemão mesmo. Entre fazer história e deixar a glória, mesmo que menor, para mais tarde, parece ter optado pelo concreto, pelo seguro.
A partir de Monza, terá chances remotas, mesmo com todo mundo quebrando amanhã em Spa. Mas sua responsabilidade será apenas fazer bonito e, se possível, ajudar Irvine.
Está claro que a Ferrari não confia no irlandês, que não o considera capaz de alcançar o título. Mas estaria a escuderia deliberadamente jogando fora o fim imediato de um jejum de quase duas décadas?
Não dá para acreditar nisso. E, por isso, não dá para acreditar que a Ferrari fez o que fez na última semana sem trabalhar com alguma perspectiva de que Schumacher poderia voltar.
Contrariando o chavão, o tempo não dirá nada. Nunca.
  Depois dos anúncios desta semana, faltam apenas Ferrari e Stewart anunciarem suas duplas para a próxima temporada.
A coisa anda tão feia que ontem, na sala de imprensa de Spa, a assessora de imprensa da Ferrari foi praticamente tomada de assalto quando chegou ao recinto com um comunicado extra, diferente do habitual.
Após um corre-corre de jornalistas, constatou-se que o papel não passava de um convite para um jantar que a escuderia promove todos os anos em Monza.
Na verdade, só faltam detalhes. Os anúncios são iminentes.

NOTAS

Montoya
Depois de ouvir de Frank Williams que ficará mais um ano na Indy, o colombiano bateu o recorde de vitórias de um novato na categoria, domingo passado, em Chicago. Já computa seis, contra as cinco que Mansell obteve em 1993. Montoya vai deixar sua marca. Nos Estados Unidos e na Europa.

Gugelmin
A Souza Cruz vai se retirar da Indy no final deste ano. Mas o piloto está garantido por mais uma temporada na PacWest. Só que precisa levar patrocínio brasileiro para o time.

F-3000
Cotado para ser piloto de testes da Stewart, Luciano Burti desistiu do convite da Petrobras para o ano que vem. A estatal, agora, deverá promover um "vestibular" entre seus pilotos para ocupar a vaga de Max Wilson, que deve se transferir para a Indy.

E-mail mariante@uol.com.br


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