São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estratégias dos times se repetem no 5º clássico

São Paulo exibe mais iniciativa, mas vê Corinthians se destacar na defesa

São Paulo 1
Corinthians 1


DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo e Corinthians, que ontem se enfrentaram ontem pela quinta vez nesta temporada, fizeram um jogo dentro de suas características, com os são-paulinos com estilo de jogo cadenciado, às vezes moroso, e os corintianos, bem plantados na defesa, explorando os contra-ataques e os erros do rival.
O São Paulo começou com Bosco no lugar do capitão Rogério, lesionado, o que impediu Ricardo Gomes de escalar o time completo -Richarlyson, que era dúvida, atuou. Já o Corinthians teve a volta de William na zaga, mas não pôde usar Chicão, machucado.
Desde o início, o time da casa teve mais iniciativa, mas não levou muito perigo ao gol de Felipe. Já o Corinthians, com vários jogadores atrás da linha da bola e com dois atacantes dando combate seguidamente (Dentinho e Jorge Henrique), tinha lances mais agudos.
Com a volta de Hernanes, o São Paulo trocava passes com certa calma, pedalava e ameaçava vez ou outra com um lançamento. Um foi para a área e encontrou a cabeça de Jorge Wagner. A cabeçada do ex-corintiano, que parece não render bem mesmo contra seu ex-clube, foi fraca no meio do gol.
Com um Ronaldo pesado e sozinho na frente, saiu o gol corintiano. E num erro são-paulino. André Dias recuou para Bosco, que saía do gol e viu a bola passar à sua esquerda. Ronaldo, caminhando, agradeceu o presente e rolou para o gol.
A vantagem do Corinthians, aos 21min, esfriou o ânimo do mandante, que passou a errar passes e a mostrar nervosismo. Dagoberto levou amarelo e está suspenso da próxima partida, na quarta-feira, ante o Náutico.
Não conseguindo penetrar na área corintiana, os chutes de média distância eram as alternativas do São Paulo. Hernanes acertou a trave direita de Felipe, e Jean obrigou o goleiro rival a fazer uma boa defesa.
No segundo tempo, o Corinthians melhorou na partida e teve chances de matar o jogo. Fez um gol com Dentinho, mas o árbitro Ricardo Ribeiro, que recebeu críticas dos dois times após a partida, apontou uma falta de Ronaldo no lance.
O "Fenômeno" ganhou outro presente depois, arrancou sozinho até a área, mas, na hora da finalização, foi travado por Richarlyson, que mostrou estar fisicamente muito mais em forma que o pesado rival.
O lance animou a torcida são--paulina, e a pressão dos donos da casa aumentou. Aos 26min, após o bandeirinha apontar uma série de impedimentos de Borges, o atacante Washington, que entrou no lugar do primeiro minutos antes, dominou sozinho e encobriu Felipe com estilo para fazer 1 a 1.
Na comemoração, Washington levou seu primeiro cartão amarelo por tirar a camisa.
O jogo ganhou em dinamismo, com o São Paulo pressionando para obter a virada, contando com um elétrico Marlos (entrou no lugar de Richarlyson) e deixando espaços para o Corinthians marcar. Dentinho quase aproveitou cruzamento de Bill nos acréscimos, após Washington ser expulso.
"Gostei da equipe, em especial no segundo tempo, quando tivemos até mais chances para marcar. Estamos mais acostumando a atuar dessa forma [três atacantes]. O empate com o São Paulo fora seria bom se não tivéssemos perdido do Goiás em casa", afirmou Mano Menezes, técnico corintiano, que ainda não perdeu do rival de ontem desde que chegou ao Parque São Jorge.
Ricardo Gomes também aprovou a atuação de seu time.
"Arriscamos porque tínhamos que arriscar. Buscamos a vitória o tempo todo, diferentemente do que ocorreu contra o Santo André [1 a 1]", falou. (CAROLINA ARAÚJO E RODRIGO BUENO)

Texto Anterior: Só Palmeiras festeja 1 a 1 no clássico
Próximo Texto: Washington perde chance entre titulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.