São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELO HORIZONTE

Inventores do futebol geram frustrações

DA REPORTAGEM LOCAL

Cercada de expectativa, a primeira participação dos inventores do futebol numa Copa era o principal atrativo da partida entre Inglaterra e EUA, em Belo Horizonte. Mas o nível técnico deixou a desejar.
A avaliação é do aposentado José Emydio Duarte, 75, que percorreu os quase 100 km entre Pará de Minas e a capital do Estado, pelo futebol inglês.
"O futebol brasileiro naquele tempo era só ataque, era com isso que estávamos acostumados. E era o que esperávamos dos ingleses. Fomos ver, no mínimo, uns 3, 4 a 0, até porque os EUA tinham um time bem fraco tecnicamente", conta ele.
Segundo sua lembrança, as duas equipes recuadas e as raras jogadas de efeito tornaram o confronto desinteressante. "Estava aquele jogo ruim, feio mesmo, então comecei a conversar com os amigos, quando saiu o gol dos EUA", diz Duarte, que se recorda apenas da bola na rede, não da jogada.
"Nem a desvantagem no placar empolgou os ingleses, que continuaram recuados até o fim. Assim, a torcida que foi para apoiá-los acabou encampando o time dos EUA, que saiu aplaudido no fim."
Foi uma zebra tão grande que um diário britânico imaginava ter recebido a notícia com o resultado da partida errado e estampou que os ingleses haviam vencido por 10 a 1.
O futebol mostrado naquela tarde ("bem pior que as apresentações do Botafogo na época") não foi o único foco de reclamação do torcedor.
"O Independência não tinha condição de receber uma Copa. Era um estádio desconfortável, com poucos lugares cobertos e sem cadeira nem nada, só uma bancada de cimento. Foi uma obra "de carregação" e não estava concluída. Os banheiros não estavam prontos e não tinha lanchonete", diz Duarte. (LF)

Texto Anterior: São Paulo: Pacaembu antecipa Maracanazo em empate do Brasil com a Suíça
Próximo Texto: Porto Alegre: Iugoslávia faz forte "física" e impressiona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.