São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade promete bons preços em hotéis e bilhetes

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

O Rio e o Comitê Olímpico Brasileiro aceitaram uma série de exigências para receberem os Jogos de 2016.
O contrato tornado público na semana passada, revela, por exemplo, um compromisso de garantir "preços razoáveis" nos hotéis para o pessoal credenciado para a Olimpíada e também em ingressos ao público.
O Comitê Organizador Local se compromete a arcar com eventuais diferenças nos preços estimados para a hospedagem da família COI em relação ao calculado na candidatura.
O documento também garante tratamento gratuito de saúde a todos os credenciados para os Jogos, o que inclui prioridade em hospitais indicados para o evento. Isso numa cidade como o Rio, que sofre com a escassez de leitos hospitalares.
As exigências do COI afetam também São Paulo, que receberá futebol na Olimpíada. O contrato determina que nenhuma cidade que terá competições pode sediar eventos de grande porte entre a semana anterior e a posterior aos Jogos sem autorização prévia.
O minucioso contrato se debruça até sobre o destino das medalhas pós-Olimpíada. Além das que serão concedidas aos atletas, o Rio só poderá confeccionar para exibição em museus dois conjuntos de medalhas.
O Comitê Organizador Local arcará com os custos de ao menos 25 conjuntos de medalhas para o COI. Depois dos Jogos, os moldes deverão ser destruídos.
O documento também dá ao COI a permissão para alterar o programa dos Jogos com a inclusão ou a exclusão de esportes a qualquer momento, cabendo ao COL arcar com as despesas.
O COI também tem o direito de cancelar a organização dos Jogos a seu critério por questões de segurança.
O documento ainda deixa em aberto a possibilidade de o COI contribuir financeiramente. O dossiê da candidatura, porém, prevê uma contribuição do COI de US$ 582 milhões, ou cerca de 20% do orçamento.


Texto Anterior: Rival de Blatter desiste de candidatura à presidência
Próximo Texto: Desempenho só razoável anima Alonso e Massa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.