São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Nosso nível cresceu", diz treinador japonês

DO ENVIADO A PRETÓRIA

O Japão voltou a confiar em um treinador do país depois de dois Mundiais sob o comando de um estrangeiro.
Takeshi Okada foi uma opção conservadora, pois foi o primeiro treinador a classificar o país à competição, no Mundial da França-1998.
Depois disso, os japoneses escolheram o francês Philippe Trussier para comandar o time na competição em casa, em 2002. Caíram nas oitavas de final, diante da Turquia.
A escolha seguinte foi Zico. Nome óbvio, já que foi o responsável por ajudar a desenvolver o futebol japonês no final da década de 80.
Mas ele não foi além da primeira fase da Copa da Alemanha, quatro anos atrás.
Okada vê no desempenho atual de seu time um reflexo do crescimento do futebol do país. "A Copa é uma boa medida para ver o nível de uma nação. Neste momento, o fato de ter chegado tão longe não é só um mérito meu, mas da comunidade do futebol."
"O nível dos jogadores do Japão tem sido melhor do que no passado", completou.
Ele reconheceu defeitos ainda presentes. Por exemplo, vê como raro no país um jogador como o meia Honda, forte e com bom chute. E enfrentou problemas dentro da equipe, quando o beque Túlio Tanaka reclamou de suas ordens. Por isso, o time estava desacreditado para a torcida, antes do Mundial. (RM)


Texto Anterior: Paraguai e Japão fazem jogo do suor
Próximo Texto: Equipes buscam fase inédita em Mundiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.