São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio e Serra viram trunfo para Copa-14

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Como possíveis futuros candidatos a presidente da República, os governadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) tiveram seus apoios à Copa-2014 exaltados pela Fifa. Inspetores da entidade viram no fato a garantia de continuidade do compromisso do presidente Lula com o Mundial, mesmo após a eleição de 2010.
"Isso é muito importante, porque significa uma continuação [da garantia de apoio ao evento dado pelo governo]", disse o chefe da comissão da Fifa, Hugo Salcedo, à Folha.
Ele referia-se à hipótese de um dos opositores a Lula ser o presidente durante o Mundial, em 2014.
Salcedo e a comitiva da Fifa estiveram ontem em Belo Horizonte, onde ouviram de Aécio manifestação de apoio para que o Brasil seja sede do Mundial. Hoje estarão com Serra, em São Paulo.
A reportagem quis saber do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sobre a importância do apoio dos dois governadores ao Mundial. "Eu não falo com a Folha", respondeu.
A comitiva da Fifa visitou o estádio do Mineirão e conheceu seu projeto de reforma. A idéia é usar recursos privados, mas o governo já admitiu investir se for necessário.
"O Estado entraria com a área, e grupos privados fariam as obras e explorariam o Mineirão. Atlético-MG e Cruzeiro também poderiam entrar nisso. O Estado pode fazer, por exemplo, uma concessão para exploração por 30 anos", disse Aécio.
O projeto de reforma inclui o ginásio Mineirinho, que se tornaria uma arenas multiuso até 2010.
Se em Minas a aposta é em dinheiro privado, na visita a Lula, anteontem, a comissão da Fifa não ouviu promessas explícitas de verbas públicas, mas o presidente já disse que fará tudo pelo Mundial. A maioria das cidades candidatas à Copa prevê a utilização de verba pública.
Durante a cerimônia de ontem, o presidente da CBF anunciou que a partida entre Brasil e Argentina pela eliminatórias do Mundial-2010 será realizada no Mineirão. "Eu já tinha decidido. O jogo vai ser aqui", disse. O duelo será em 2008, mas a data ainda não está definida.

Texto Anterior: Estádio não tem padrão da Fifa para segurança
Próximo Texto: "Problema não é treinador", diz Leão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.