São Paulo, sábado, 30 de maio de 1998

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STOP & GO
Feliz 1999

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Seria precipitado afirmar que o campeonato já acabou. Os 22 pontos de Hakkinen em relação a Schumacher não são uma eternidade, ainda mais faltando dez corridas.
Dois dados, porém, precisam ser confrontados. Primeiro: a Ferrari esperava ganhar em Mônaco e levou um baile, até mesmo da Benetton, em franca ascensão sob o comando de David Richards.
Segundo: se estiver certo o diretor italiano da Goodyear que, nesta semana, rebateu duramente as críticas do piloto alemão, o problema, em Montecarlo, foi o carro, não o pneu.
Claro, não era esperado outro discurso da fabricante norte-americana. O detalhe é que até então ela vinha engolindo calada os chiliques de Schumacher.
E, se começou a revidar só agora, deve contar com algum fundamento para tanto.
A Ferrari não piorou. Pode ter errado o rumo, mas não andou para trás. Quem melhorou foi a McLaren e o próprio Hakkinen, a cada corrida, mais seguro de suas qualidades ou do que pensa serem suas qualidades.
Reverter esse processo, mostra a história, não é algo comum na F-1. Mesmo em se tratando de Schumacher, o melhor piloto da categoria na atualidade.
Mas o que deixou a impressão de que o campeonato está quase decidido foi o desespero demonstrado pelo bicampeão na perseguição a Wurz.
Nas duas vezes em que partiu para o tudo ou nada, é bom recordar, Schumacher decidia o título.

A corrida de Madison deixou claro que Zanardi e Moore devem decidir o título da Indy neste ano. E, analisando os campeonatos anteriores, o canadense terá trabalho com o italiano, que sempre cresce na segunda metade da temporada.
Em 1997, de cinco vitórias, quatro foram no segundo semestre. Em 1996, todas as três no mesmo período, marcado pelos circuitos mistos.

NOTAS

FIA x Europa
Mosley anunciou ontem que iniciou o procedimento legal contra a União Européia pelas acusações de monopólio feitas sobre seu contrato de 15 anos com Ecclestone (aquele que viabiliza a F-1 S/A). Dizem que a indenização pedida alcança a cifra de US$ 900 milhões.

Sorte x Azar
Impressiona a capacidade de Christian de se salvar de sérios acidentes, como o de ontem, em Milwaukee. Resta saber quantas vidas ainda lhe cabem.

Mercedes x McLaren
Seu Mercedes afirmou nesta semana, na Alemanha, que está muito satisfeito com seus pilotos atuais. E que uma eventual contratação de Schumacher está fora de cogitação.

Perda de tempo
Com Madison, Indianápolis e Mônaco na programação, o último fim-de-semana prometia muito ao fã do automobilismo. Nada, porém, empolgou.



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