São Paulo, domingo, 30 de maio de 1999

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IRL
Entidade anuncia pacote para aumentar a segurança e diminuir velocidade dos carros
Categoria muda após Indianápolis

das agências internacionais

A IRL (Indy Racing League) promove hoje a 83ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, quarta etapa de seu campeonato e uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, dando prioridade à segurança de seus circuitos.
A entidade é rival da Cart (que controla a Indy) e promove um campeonato somente com provas em circuitos ovais.
No dia 1º de maio, durante a terceira etapa da temporada 99, em Charlotte, na Carolina do Norte, um acidente matou três torcedores e deixou oito feridos.
O choque aconteceu quando os pilotos norte-americanos Stan Wattles e John Paul perderam o controle de seus carros e bateram.
As rodas do carro de Wattles voaram por cima da cerca do circuito e caíram na arquibancada em cima dos torcedores.
Nesta semana, os dirigentes da IRL divulgaram um comunicado oficial sobre segurança.
O documento trazia a exigência de colocar em cada carro um mecanismo que permite fixar as rodas ao sistema de suspensão, para evitar que elas se soltem em caso de acidente.
A redução da potência dos motores foi outra providência anunciada nesta semana para aumentar a segurança de seus circuitos.
A medida será implantada a partir da próxima corrida, as 500 Milhas de Longhorn, no dia 12 de junho, no Texas.
O objetivo é reduzir o limite de rotações por minuto dos propulsores dos carros -das atuais 10,3 mil para 10 mil ou menos.
Essa diferença deve reduzir a velocidade dos carros em cerca de 5 milhas por hora (8,045 km/h).
No ano passado, já houve uma redução da capacidade dos motores. O limite de rotações caiu de 10,5 mil para 10,3 mil.
"Vamos definitivamente reduzir a velocidade do carros, e as razões para fazermos isso são óbvias depois do acidente de Charlotte", afirmou o diretor-executivo da IRL, Leo Mehl.
O dirigente declarou que o mecanismo de fixação da roda, aliado a uma maior estabilidades dos carros e a redução da potência dos motores, vai tornar as corridas da categoria mais seguras.
Para a corrida de hoje, foi instalada no autódromo de Indianápolis uma barreira na curva 4 com uma nova tecnologia para absorção de impacto.
Outra medida de segurança adotada pela entidade é aumentar as cercas de proteção em seus circuitos. Os autódromos que terão os muros de proteção aumentados são os de Texas, Atlanta e Las Vegas, onde acontecerão quatro das sete provas que restam do campeonato.



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