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IRL
Entidade anuncia pacote para aumentar a segurança e diminuir velocidade dos carros
Categoria muda após Indianápolis
das agências internacionais
A IRL (Indy Racing League) promove hoje a 83ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, quarta etapa
de seu campeonato e uma das mais
tradicionais provas do automobilismo mundial, dando prioridade à
segurança de seus circuitos.
A entidade é rival da Cart (que
controla a Indy) e promove um
campeonato somente com provas
em circuitos ovais.
No dia 1º de maio, durante a terceira etapa da temporada 99, em
Charlotte, na Carolina do Norte,
um acidente matou três torcedores
e deixou oito feridos.
O choque aconteceu quando os
pilotos norte-americanos Stan
Wattles e John Paul perderam o
controle de seus carros e bateram.
As rodas do carro de Wattles
voaram por cima da cerca do circuito e caíram na arquibancada em
cima dos torcedores.
Nesta semana, os dirigentes da
IRL divulgaram um comunicado
oficial sobre segurança.
O documento trazia a exigência
de colocar em cada carro um mecanismo que permite fixar as rodas
ao sistema de suspensão, para evitar que elas se soltem em caso de
acidente.
A redução da potência dos motores foi outra providência anunciada nesta semana para aumentar a
segurança de seus circuitos.
A medida será implantada a partir da próxima corrida, as 500 Milhas de Longhorn, no dia 12 de junho, no Texas.
O objetivo é reduzir o limite de
rotações por minuto dos propulsores dos carros -das atuais 10,3
mil para 10 mil ou menos.
Essa diferença deve reduzir a velocidade dos carros em cerca de 5
milhas por hora (8,045 km/h).
No ano passado, já houve uma
redução da capacidade dos motores. O limite de rotações caiu de
10,5 mil para 10,3 mil.
"Vamos definitivamente reduzir
a velocidade do carros, e as razões
para fazermos isso são óbvias depois do acidente de Charlotte",
afirmou o diretor-executivo da
IRL, Leo Mehl.
O dirigente declarou que o mecanismo de fixação da roda, aliado a
uma maior estabilidades dos carros e a redução da potência dos
motores, vai tornar as corridas da
categoria mais seguras.
Para a corrida de hoje, foi instalada no autódromo de Indianápolis
uma barreira na curva 4 com uma
nova tecnologia para absorção de
impacto.
Outra medida de segurança adotada pela entidade é aumentar as
cercas de proteção em seus circuitos. Os autódromos que terão os
muros de proteção aumentados
são os de Texas, Atlanta e Las Vegas, onde acontecerão quatro das
sete provas que restam do campeonato.
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