São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa Datafolha

Bem-me-quer, mal-me-quer

Maiores astros da seleção, Ronaldos monopolizam atenção e polarizam opiniões dos torcedores

Antônio Gaudério/Folha Imagem
Ronaldo, 29, e Ronaldinho, 26, que polarizam as opiniões dos entrevistados pelo Datafolha


LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Para o torcedor brasileiro, o sucesso do Brasil na Copa da Alemanha depende diretamente do desempenho dos dois Ronaldos da equipe de Carlos Alberto Parreira. É o que indica pesquisa nacional do Instituto Datafolha realizada nos dois dias seguintes à vitória do Brasil sobre Gana (3 a 0), na terça.
Os dados apontam que o atacante do Real Madrid e o meia do Barcelona polarizam as atenções dos entrevistados. Segundo eles, Ronaldo e Ronaldinho estão entre os melhores -e também entre os piores- jogadores da seleção atual.
Pelo levantamento, 27% dos 2.828 entrevistados acreditam que Ronaldo é o melhor jogador do Brasil no Mundial. É seguido por Kaká, com 14%, e Ronaldinho, com 12%. O zagueiro Lúcio (7%), o volante Zé Roberto (6%), o goleiro Dida (5%) e o atacante Robinho (4%) surgem empatados em quarto lugar, pois a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os demais jogadores receberam 2% ou menos de menções, e 11% dos entrevistados não souberam dizer quem é o craque do Brasil na Alemanha.
No pólo oposto, os Ronaldos também são indicados como os dois piores nomes da equipe. Questionados sobre quem está sendo o pior jogador do Brasil, 13% apontaram Ronaldinho, e 9% citaram Ronaldo -o lateral e capitão Cafu aparece logo depois, com 7%. No ranking dos piores, o atacante Adriano, o volante Emerson e o lateral Roberto Carlos têm 6% cada um. Os demais foram indicados por 2% ou menos dos torcedores.
É alto o percentual de entrevistados que crêem que não há pior jogador na seleção -19%. Além disso, 30% não souberam apontar seu desafeto.
A relação de amor e ódio com os integrantes do escrete nacional varia (e muito) de acordo com sexo, escolaridade, região do país e grau de interesse por futebol dos entrevistados.
Entre os melhores, a liderança de Ronaldo cai quatro pontos e chega a 23% entre os que dizem gostar muito do esporte. Nesse segmento, a preferência por Kaká vai de 14% a 17%, e a por Ronaldinho oscila de 12% a 10%. Lúcio e Zé Roberto saltam cinco pontos cada um e chegam a 12% e 11%, respectivamente.
A preferência pelo camisa 9 despenca entre os entrevistados com ensino superior. Para eles, Ronaldo e Kaká ficam empatados, com 18% cada um. Entre os que têm apenas nível fundamental, Ronaldo é o melhor para 32%, e Kaká, para 11%.
Artilheiro do Brasil na Copa com três gols, o atacante é visto como o melhor tanto por homens quanto por mulheres, mas entre elas o percentual é mais alto -30%, contra 24% para eles. Ainda entre as mulheres, Kaká e Ronaldinho empatam com 14%. Entre os homens, atrás de Ronaldo, aparecem na seqüência Kaká (14%), Ronaldinho (11%), Lúcio (11%) e Zé Roberto (10%).
Por fim, na escolha dos piores, Ronaldinho é o eleito no Sudeste (15%) e no Nordeste (12%) e fica empatado com Ronaldo no Norte/Centro-Oeste (9%). Na região Sul, 9% escolhem o gaúcho, e Ronaldo surge como o pior, com 14%.


Texto Anterior: Painel FC na Copa
Próximo Texto: Brasil avaliza Parreira, e 83% acreditam no hexa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.