São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Há 40 anos, URSS atingiu as semifinais

MÁRIO HUGO MONKEN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ucrânia tentará diante dos italianos igualar o feito da União Soviética, país a que era subordinada até 1991, que conseguiu chegar às semifinais da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Acabou na quarta colocação. Foi o melhor desempenho da extinta república socialista na história da competição.
Antes de chegar às quartas-de-final, a Ucrânia já tinha feito história ao se tornar a única das ex-repúblicas soviéticas a alcançar uma segunda fase da Copa. Outro país proveniente da URSS, a Rússia, jogou dois Mundiais (1994 e 2002) e não passou da etapa inicial.
Única nação do Leste Europeu que restou no Mundial, a Ucrânia poderá também ser a terceira estreante nos últimos 40 anos a ficar entre os semifinalistas. Antes disso, apenas Portugal, em 1966, e Croácia, em 1998, obtiveram a façanha. Ambas ficaram com o bronze.
Para o técnico Oleg Blokhin, a missão do time na Copa foi cumprida. "Já chegamos onde queríamos."


Texto Anterior: Azzurra tem rivais fracos até semifinal
Próximo Texto: Torcidas chegam otimistas a Hamburgo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.