São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blatter teme que Europa se torne uma NBA

DA REPORTAGEM LOCAL

O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, acha que a "ganância" de alguns poderosos clubes europeus poderá levar à formação de uma liga européia nos moldes da norte-americana NBA.
Em uma coluna ontem no "Financial Times", ele escreveu que os principais jogadores do mundo foram concentrados em um número pequeno de times, que estão preocupados mais com dinheiro do que com o esporte.
"Alguns clubes sentem-se tão fortes que seu futuro é uma liga européia profissional, governada por eles mesmos, mas, acima de tudo, pelo dinheiro", escreveu o principal dirigente do futebol.
Ele entende que, caso seja criada de fato uma liga independente na Europa, poderia ser o fim dos amistosos de seleções e algumas estrelas correriam até o risco de não atuar na Copa do Mundo.
"O resultado seria a adoção do conceito americano da NFL ou da NBA, em que regras financeiras e consciência social têm relevância limitada", escreveu o suíço.
Blatter diz que trocar o atual calendário internacional de jogos por uma liga "artificial" seria a "receita para o desastre". "[O futebol] não pode virar um jogo da cobiça dos que crêem que a força financeira dá legitimidade para destruir as partidas nacionais."


Texto Anterior: Greve de atletas é solução, argumenta Pelé
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: Tá dominado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.