UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropeço dos grandes de SP marca primeiro domingo do novo Brasileiro

Campeonato de pontos perdidos

Almeida Rocha/Folha Imagem
O ponta Alessandro comemora com uma cambalhota o terceiro gol do Atlético-MG diante do Corinthians, para a decepção do zagueiro Anderson, ontem, no Pacaembu


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rodada de estréia do Brasileiro com pontos corridos tirou uma série de pontos importantes de favoritos ao título e de mandantes.
Os "pontos perdidos", em boa parte dos jogos de ontem, foram determinados por gols marcados nos minutos finais das partidas.
Santos, atual campeão, Corinthians, o vice, São Paulo, melhor da fase de classificação de 2002, São Caetano, segundo melhor da fase inicial no ano passado. Os paulistas que brilharam na última temporada já não são 100% no aproveitamento de pontos.
Santos e Corinthians tropeçaram mesmo jogando em casa diante do Paraná (2 a 2) e do Atlético-MG (0 a 3), respectivamente.
O São Paulo vencia o Juventude em Caxias do Sul até os 45min do segundo tempo, mas, de novo, fraquejou no final e cedeu o empate (2 a 2). O São Caetano obteve o mesmo resultado dos são-paulinos, porém saiu de um 2 a 0 contra diante do Cruzeiro no Mineirão para perder ""só" dois pontos.
Dos 12 jogos da rodada, 8 terminaram empatados. Só um visitante venceu: o Atlético-MG, que soma três pontos na tabela como o Atlético-PR, o Criciúma e o Guarani -o time de Belo Horizonte lidera pelo saldo de gols.
O Flamengo evitou o revés contra o Coritiba no Maracanã com um gol aos 46min do segundo tempo (1 a 1). O Inter ficou no 1 a 1 com a Ponte Preta no Beira-Rio devido a um gol aos 42min da etapa final. O Vitória também empatou em 1 a 1, mas com o Figueirense e apenas a seis minutos do fim.
O Fluminense, semifinalista no ano passado, já perdeu três pontos: 0 a 2 para o Criciúma, que voltou à elite ao lado do Fortaleza.
Anteontem, dois times bem cotados já haviam estreado perdendo pontos -Grêmio e Vasco foram batidos em Curitiba e em Campinas, respectivamente.
Saíram 35 gols na primeira rodada do Nacional, média de 2,91 gols por partida. O público foi bom em poucos estádios (Vila Belmiro) e decepcionante em muitos (Pacaembu, Maracanã e Mineirão, por exemplo).
Faltam ainda 45 rodadas e quase oito meses de campeonato. Mas os pontos perdidos nesta rodada inicial, segundo as novas regras do Brasileiro, vão fazer falta.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Paraná ignora "alçapão" e ofusca a estréia do Santos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.