São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Folhateen, século 22

LOUCURA: durante anos esta coluna foi publicada em papel. Mas não sei se você sabe o que é informação impressa em papel. Complicado. Então, vamos falar de alguma coisa que você talvez conheça: computador. Porque "Escuta Aqui" também podia ser lida no computador. Imagine isso, ter que se sentar diante de uma máquina para ler.
Depois, até melhorou, os tais computadores diminuíram. Havia gente, ainda, que usava um aparelho menor, mas também estranho, o celular.
No começo do século passado, existia uma febre chamada iPhone. Era muito tosco. Uma caixa grandona, cheia de pequenos ícones. Você precisava parar tudo o que estava fazendo para olhar uma telinha. Passavam uns vídeos, umas notícias.
Dava para trocar mensagens escritas também.
Repito: era febre. E era telefone também. Não sabe o que é telefone? Deixa para lá. A vida não era como hoje. Existiam dois domínios diferentes: o da informação, externo, e o da nossa consciência. Seres humanos e máquinas completamente separados. Sério.
No começo do século 21, as pessoas achavam que viviam uma revolução. A informação nunca havia trafegado de modo tão rápido e chegado a tanta gente. Bom, isso para os padrões deles. Era tudo muito primitivo, mas, na época, parecia o máximo. Os cérebros dos humanos não se comunicavam diretamente. Isso era feito pela fala e pela escrita. As pessoas não passavam por melhoramentos tecnológicos ao nascer. Não existia o Plasma.
Em um mundo de tão poucos recursos, não admira que o grande assunto, o tema que dominava a vida das pessoas, era uma rede complexa, pela qual computadores do mundo inteiro se comunicavam. Talvez você já tenha ouvido a palavra: internet. Isso que hoje tem outro nome: o Plasma. Ou aquilo que os antigos chamavam, simplesmente, de consciência.

CD Player

PLAY - "If You're Feeling Sinister", Belle and Sebastian (1997)
Acho que a culpa é minha pelo culto que se iniciou a B&S no Brasil. Da banda, logo me enchi. Mas curti o hype.

PAUSE - "De Stijl", White Stripes (2000)
Mandei o primeiro CD deles pro Pause, e acho que até hoje essa dupla não passou disso.

EJECT - Show de Lenine, Chico César, Marcos Suzano, Paulinho Moska e Zeca Baleiro (1998)
Escrevi: "Acontece hoje, em São Paulo, o pior show do mundo". Modéstia à parte, mandei bem.


Texto Anterior: Maduro aos 18?: O marco da maioridade você sabe qual é, mas e quanto às razões dessa escolha? Especialistas de diversas áreas
Próximo Texto: 02 Neurônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.