São Paulo, segunda, 3 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventude está na mira das campanhas publicitárias

da Reportagem Local

Os jovens estão na mira dos fabricantes de cerveja. A maior parte das campanhas publicitárias elegeu esse público como seu "target" (alvo), o que tem provocado críticas severas dos especialistas no tratamento de dependentes.
A cerveja Antarctica, por exemplo, está investindo pesado, algo em torno de R$ 15 milhões, na campanha "Onde tem Festa tem Antarctica". A estratégia da empresa, segundo seu material promocional, é fazer "tudo para estar onde o jovem está". Isso vai de anúncios em revistas voltadas para esse público até a Internet, passando por inserções de merchandising no programa "H", do apresentador Luciano Huck, que não vê problema em ter o uso de álcool incentivado em seu programa.
"Cerveja não mata ninguém, o que mata é cigarro", diz o ídolo teen. Para ele, a campanha só vai incentivar o jovem a beber, "se for jovem burro". Segundo Huck, "a empresa não mostra a cerveja no programa, só mostra a marca."
Não é o que pensam vários especialistas no assunto. "As campanhas têm um enorme poder de influência. Se não tivessem, nenhuma empresa iria investir milhões em publicidade. Não dá para brincar com a cabeça do adolescente. Acho que o álcool deveria receber o mesmo tratamento que o cigarro recebe na mídia", diz o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira.
Outras marcas de cerveja estão seguindo pelo mesmo caminho. A Skol patrocina eventos para jovens, como o festival de música Skol Rock, além do campeonato nacional de supercross. A Brahma Chopp já teve o atacante Ronaldinho como garoto-propaganda.
"É um absurdo fazer a associação entre um atleta recém-saído da adolescência e a bebida", diz o psiquiatra Evaldo Melo de Oliveira.

Lei
A legislação brasileira permite a veiculação de propaganda de vinho e cerveja na TV em qualquer horário. Somente as bebidas com teor alcoólico acima de 13% sofrem restrições. "Essa legislação deveria ser revista. Toda publicidade de bebida alcóolica deveria ser controlada, assim como a de cigarro. E, antes disso, deveria haver um compromisso ético dos profissionais da mídia", diz a psicóloga Maria Lúcia Souza Formigoni.

Renovação da marca
Procurada pela reportagem, a Brahma, empresa que produz as cervejas Skol e Brahma Chopp, não quis comentar o assunto.
Já o gerente nacional de marketing da Antarctica, Sérgio Teixeira, diz que a campanha da Antarctica tem por objetivo a renovação da marca ao associá-la à juventude. "Queremos fazer uma venda de forma saudável, não para embebedamento. A Antarctica é a única que traz o alerta "beba moderadamente' em suas embalagens", diz.
Para o psiquiatra Evaldo Melo de Oliveira, o recurso é pouco eficiente. "Se isso funcionasse, poderíamos usar o mesmo argumento para a liberação da maconha. Qualquer droga poderia ser usada com moderação, sem prejudicar. No entanto, sabemos que de 10% a 15% dos consumidores de álcool vão se tornar dependentes." (SR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.