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Juventude está na mira das campanhas publicitárias
da Reportagem Local
Os jovens estão na mira dos fabricantes de cerveja. A maior parte
das campanhas publicitárias elegeu esse público como seu "target"
(alvo), o que tem provocado críticas severas dos especialistas no
tratamento de dependentes.
A cerveja Antarctica, por exemplo, está investindo pesado, algo
em torno de R$ 15 milhões, na
campanha "Onde tem Festa tem
Antarctica". A estratégia da empresa, segundo seu material promocional, é fazer "tudo para estar
onde o jovem está". Isso vai de
anúncios em revistas voltadas para
esse público até a Internet, passando por inserções de merchandising no programa "H", do apresentador Luciano Huck, que não
vê problema em ter o uso de álcool
incentivado em seu programa.
"Cerveja não mata ninguém, o
que mata é cigarro", diz o ídolo
teen. Para ele, a campanha só vai
incentivar o jovem a beber, "se for
jovem burro". Segundo Huck, "a
empresa não mostra a cerveja no
programa, só mostra a marca."
Não é o que pensam vários especialistas no assunto. "As campanhas têm um enorme poder de influência. Se não tivessem, nenhuma empresa iria investir milhões
em publicidade. Não dá para brincar com a cabeça do adolescente.
Acho que o álcool deveria receber
o mesmo tratamento que o cigarro
recebe na mídia", diz o psiquiatra
Dartiu Xavier da Silveira.
Outras marcas de cerveja estão
seguindo pelo mesmo caminho. A
Skol patrocina eventos para jovens, como o festival de música
Skol Rock, além do campeonato
nacional de supercross. A Brahma
Chopp já teve o atacante Ronaldinho como garoto-propaganda.
"É um absurdo fazer a associação
entre um atleta recém-saído da
adolescência e a bebida", diz o psiquiatra Evaldo Melo de Oliveira.
Lei
A legislação brasileira permite a
veiculação de propaganda de vinho e cerveja na TV em qualquer
horário. Somente as bebidas com
teor alcoólico acima de 13% sofrem restrições. "Essa legislação
deveria ser revista. Toda publicidade de bebida alcóolica deveria
ser controlada, assim como a de cigarro. E, antes disso, deveria haver
um compromisso ético dos profissionais da mídia", diz a psicóloga
Maria Lúcia Souza Formigoni.
Renovação da marca
Procurada pela reportagem, a
Brahma, empresa que produz as
cervejas Skol e Brahma Chopp,
não quis comentar o assunto.
Já o gerente nacional de marketing da Antarctica, Sérgio Teixeira,
diz que a campanha da Antarctica
tem por objetivo a renovação da
marca ao associá-la à juventude.
"Queremos fazer uma venda de
forma saudável, não para embebedamento. A Antarctica é a única
que traz o alerta "beba moderadamente' em suas embalagens", diz.
Para o psiquiatra Evaldo Melo de
Oliveira, o recurso é pouco eficiente. "Se isso funcionasse, poderíamos usar o mesmo argumento para a liberação da maconha. Qualquer droga poderia ser usada com moderação, sem prejudicar. No
entanto, sabemos que de 10% a
15% dos consumidores de álcool
vão se tornar dependentes."
(SR)
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