São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

O rock imita a arte

Blogueira encontra várias semelhanças entre astros da música e pintores famosos; dificuldades são os trajes de época e os cabelos modernosos

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

O título poderia ser "Separados no Nascimento". Mas, para nomear as impressionantes semelhanças que encontrou entre quadros de arte e fotos de roqueiros, a blogueira Ana Luisa Toledo Barros, 31, escolheu "Quando a Arte Vira Rock"
Já são 24 posts, cada um deles com uma foto de um músico ao lado de uma pintura ou escultura de artistas importantes como o italiano Sandro Botticelli (1445-1510) ou os brasileiros Lasar Segall (1891-1957) e Candido Portinari (1903-1962).
Para acompanhá-las, respectivamente, Thom Yorke, do Radiohead, a cantora inglesa Beth Orton, o americano Iggy Pop e o vocalista do Depeche Mode. Confira exemplos nestas duas páginas ou todas elas em www.galaxyof.blogspot.com.
Por incrível que pareça, Ana Luisa não é estudante de arte nem nada semelhante, mas promotora de justiça. "Só fiz aula de desenho quando era criança", conta ela, que nunca teve formação artística e está conhecendo muitos desses quadros só agora.
Seu sistema é simples: "Como não conheço pintura, arrumei uma lista de artistas importantes e fui ver suas obras na internet. Olhava os quadros do Renoir, por exemplo, até encontrar alguém que lembrasse algum músico. E que eu gostasse, porque não vou colocar os que não gosto. Tipo, ignorei rock nacional e progressivo."
Em alguns casos ela faz o sentido inverso, como nos posts dedicados a Dave Grohl e PJ Harvey, por exemplo. "Esses eu queria achar propositadamente, porque gosto muito. Então, reuni as fotos deles e passei a procurar quadros."
A primeira vítima da promotora foi o óleo "O Grito" (1983), do norueguês Edvard Munch (1863-1944), que havia sido roubado e foi recuperado na semana passada. "Sempre achei que aquele mocinho parecia o Keith Flint, do Prodigy."
Sua principal dificuldade são os trajes. "As mulheres aparecem nas pinturas antigas vestidas de forma austera ou peladas. Por isso, não encontrei uma Karen O., que está sempre de vestidinho, meia esburacada e pernas abertas."
Com Morrissey, o problema é o topete. Kurt Cobain também tem um cabelo difícil, segundo a promotora-blogueira. "Se bem que ele é bastante parecido com vários anjos de pinturas religiosas. Só não achei ainda a pose perfeita."


Texto Anterior: Pais dão palpite na relação
Próximo Texto: Música: Forgotten Boys lançam curta-metragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.