São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Teen tem que ter bebê?

PESQUISA divulgada na semana passada pela Secretaria de Saúde de São Paulo e publicada aqui na Folha mostra que a taxa de segunda gestação em adolescentes caiu quase pela metade em todo o Estado na última década.
Além disso, o número de casos de primeira gestação caiu pouco mais de um terço. Os dados revelam um número menor de garotas engravidando e, ainda, uma redução das que vão enfrentar uma segunda gestação antes dos 20.
Só para você ter uma ideia: a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 40% das adolescentes que engravidam vão ter uma segunda gestação nos três próximos anos.
Uma explicação possível para esse fenômeno é que, muitas vezes, afastada da escola e do trabalho, com ou sem parceiro fixo, a garota acaba em uma nova fase de vida em que a prioridade é cuidar dos filhos e tentar estruturar a nova família.
Para pensar um pouco: você sabia que a gestação na adolescência é hoje uma das principais causas de abandono escolar no Brasil? E mais: você acha que essas mães jovens, em geral, conseguem ficar com os pais dos seus filhos?
Alguns números divulgados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no começo deste ano já revelavam uma queda de mais de 25% no número de partos observados em adolescentes em todo o Brasil no intervalo de 1997 a 2007.
Grosso modo, em 1997, se dizia que a cada quatro partos que aconteciam no Brasil, um era feito em mãe adolescente. Em 2007, esse número passou a ser de uma mãe adolescente a cada cinco partos. A queda foi maior no Sul e no Centro-Oeste e menor no Norte.
Embora esses números pareçam animadores, é bom lembrar que eles ainda estão muito altos. Em alguns países europeus, a taxa de gestação na adolescência é de 2% a 3%. Por aqui, a gente ainda trabalha com números de 15% a 20%. Portanto, muito trabalho a fazer, certo?
Além da educação sexual nas escolas, da camisinha e dos métodos hormonais (poucas garotas tomam, por exemplo, pílulas anticoncepcionais aqui no Brasil) é fundamental que as garotas tenham condições sociais e projetos de vida que façam com que elas avaliem melhor esse desejo da maternidade -sim, porque quase metade dessas gestações é planejada.
Será que adiar uma gestação não pode ser uma boa ideia? Dicas de filmes que tratam desse assunto de uma forma bem legal: "Juno" (2007) e "Meninas" (2006).
Em tempo: a coluna mudou com o caderno. Além das perguntas semanais, vamos produzir textos sobre saúde, sexualidade e comportamento jovem em geral. Espero que você goste! É isso!


Texto Anterior: Música: Os contadores de história
Próximo Texto: O "professor" porn tube
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.