São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

É internet ou não é?

A briga é de cachorro grande. E vai ajudar a definir o que significa a "internet". Tudo começou quando o Google tentou disponibilizar o serviço Google Voice na loja da Apple. E a Apple disse não.
Antes de explicar o porquê, vale lembrar que muita gente diz que a loja da Apple é o fator mais importante para garantir o sucesso do iPhone. Seu design é legal, sua funcionalidade é inovadora, mas, a longo prazo, o que realmente vai fazer a diferença é a lojinha.
Isso porque ela surgiu de um conceito "revolucionário", ao menos para os telefones celulares: permitir que qualquer pessoa desenvolvesse aplicativos, fazendo ele funcionar de maneiras jamais imaginadas pelo fabricante ou pelas operadoras.
Por causa da loja da Apple, o iPhone tem hoje programas que transformam o telefone em videogame, geram mapas estelares ou simulam um sabre de luz de "Guerra nas Estrelas". Coisas úteis e também inúteis. A grande maioria delas não foi desenvolvida pela Apple, e sim por pessoas e empresas espalhadas pelo mundo todo. Tudo inspirado pelo mesmo princípio da internet, em que a rede e os computadores são abertos para qualquer pessoa inventar a aplicação ou o site que quiser (foi graças a essa abertura que, em menos de cinco anos, surgiram sites como o Twitter, o Facebook e o YouTube).
O problema é que o Google inventou o Google Voice e ele compete diretamente com as operadoras de celular. Por meio dele, é possível criar um outro número de telefone (fornecido pelo Google), que passa a gerenciar todos os seus diferentes números de telefone. Basta ligar para o número do Google que ele redireciona a chamada para sua casa, escritório, celular ou caixa de mensagens.
Ao tentar vender o programa na loja da Apple, ela disse não. E, com isso, lembrou a todo mundo que as redes de celular estão longe de serem iguais à internet, em que ninguém precisa pedir licença para inventar coisas novas. Com isso, a Apple agora está sendo investigada pelo governo americano, que quer entender se a recusa foi legal. Dependendo do resultado, a convergência entre celular e internet pode levar mais ou menos tempo para acontecer. Mas que ela vai acontecer, isso vai.

MONITOR

JÁ ERA
Nu Metal

JÁ É
New Grave (White Lies, The Horrors, Glasvegas)

JÁ VEM
Crabcore (emo+metal+eurodance), para amar ou odiar: bit.ly/kTAGY

Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Profissão: Caminho estável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.