São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

A Mallu espanhola

Jovem de Madri que canta, compõe e adora folk estoura no MySpace e vira hit em seu país

LUCIANA ROCHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

A madrilena Lourdes Hernández começou a compor aos 15 anos, quando encontrou um violão na casa dos avós.
Impulsionada pela necessidade de tocar músicas que gostava de cantar, acabou inventando seus próprios acordes e criando novas melodias.
A brincadeira evoluiu para um projeto solo que ela chamou de Russian Red (por causa da cor de seu batom), e, hoje, aos 22, Lourdes já desponta como uma das mais promissoras compositoras espanholas.
Com a ajuda do MySpace, onde alcançou mais de 70 mil visitas, em menos de um ano ela estava fazendo turnês na Espanha e na Alemanha, foi capa de revistas, emprestou músicas para dois filmes, comerciais e até uma série de TV.
Isso tudo sem nem ter lançado seu primeiro disco, "I Love your Glasses", que saiu em abril passado por uma pequena gravadora chamada Eureka Music.
Suas melodias são cheias de folk norte-americano (ela canta em inglês) e revelam um trabalho intimista e acolhedor, com uma voz cheia de matiz, entre suaves e agudos.
"Na verdade, canto em inglês por puro instinto. Para mim é mais fácil, porque as palavras não têm tanto peso. Acho que em inglês as coisas são ditas de uma maneira muito mais simples e natural, sem muito artifício. Isso soa bem", conta.
Apesar de ser autodidata e de investir boa parte do seu tempo compondo, Lourdes nunca pensou que se tornaria cantora.
Até o ano passado, ela ainda fazia faculdade, mas, com o lançamento do disco, sua vida mudou. "Agora, vivo totalmente para o que estou fazendo e gosto disso. Tive que deixar os estudos de lado, porque comecei a ter muitos shows, entrevistas, promoções. Vou aproveitar esse momento, sem me estressar. Quando tiver tempo e vontade, retomarei os estudos."

Dinheiro na mão
O sucesso também trouxe a independência financeira -há poucos meses, Lourdes saiu da casa dos pais, e hoje divide apartamento com uma amiga.
Apesar da pouca idade e do rosto angelical, Lourdes demonstra maturidade e diz não se iludir com o sucesso.
"Sou muito cética. Hoje posso estar dando duas entrevistas por dia e no ano que vem não interessar a mais ninguém. Isso me parece normal, não me afeta. Tento encarar tudo com certa distância", diz.
Talvez seja por essa atitude positiva e despreocupada, mas efetivamente segura, que a cantora tenha encontrado oportunidades simples e eficazes para divulgar seu trabalho.
"Simplesmente faço o que gosto e o que sei fazer. Nunca me preocupei em ser conhecida e chegar a algum lugar. Quando não se espera nada, as coisas acontecem. Essa naturalidade, essa falta de busca de sucesso é o que faz com que as pessoas te valorizem", filosofa.
Lourdes já está preparando seu segundo disco, que deve ser lançado em 2009 e terá o mesmo espírito folk do primeiro. "A diferença é que terá um som no qual trabalhei de forma mais real e com melhor qualidade. Será uma produção mais simples, porém mais autêntica."


Texto Anterior: Para ciumentos, tudo que acontece é culpa do outro
Próximo Texto: Dança: De pernas pro ar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.