São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comportamento

Grudados na rede: vício, preguiça ou imaturidade?

Para especialistas, o uso excessivo pode ocultar outros problemas psicológicos, como a depressão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cansaço causado pela net não necessariamente tem a ver com o fato de o internauta ter sido, ou ainda ser, viciado, mas essa é uma questão que não pode ficar de fora porque muitas vezes o vício na internet esconde problemas psicólogicos.
"A internet é um Prozac virtual. Ela pode ocultar outros males como depressão e dificuldade de se relacionar", diz o psiquiatra Cristiano Nabuco, do projeto Dependentes de Internet, do HC.
Em muitos pacientes, o que Nabuco identifica é que, saindo da internet, outras questões, como a timidez, aparecem. "Um paciente meu, bastante jovem, tinha muitos contatos na rede, com quem conversava e tinha popularidade. Mas, quando o encontrei pessoalmente, a fobia social dele era tão grande que ele mal olhava para mim."
O tempo de conexão, no entanto, não é visto como o único indicativo de vício. "O importante é o propósito, o que o jovem procura na rede", diz. Os pais devem também ficar espertos: "Eu sempre digo que internet não é babá eletrônica".
Para os usuários menores de 18 anos, o deslumbramento parece ser maior, mas não necessariamente acaba em vício. "Na internet é tudo muito lúdico, e isso fascina os mais novos", diz a psicóloga Rosa Maria Farah, da PUC-SP.
No entanto, para Moisés Balassiano, da FGV, Ph.D. em psicologia, a maturidade ajuda os jovens a se interessarem por outras coisas. "Pensar na carreira, arranjar namorada, sair de casa, tudo isso colabora para que o computador não seja o brinquedo favorito."
Não está convencido de nada disso e desconfia de que está com problemas? Faça o teste ao lado e boa sorte.
(JULIANA LOPES)


Texto Anterior: A internet encheu o saco
Próximo Texto: Internet: Pirataria no orkut
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.