São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Pirataria no orkut

Comunidades são criadas exclusivamente para o download de discografias completas; vídeo-aulas ensinam como fazer

WILLIAN VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Alguém pode me mandar a discografia do Coldplay?" É simples assim buscar CDs pela internet. Basta deixar um recado nas comunidades do Orkut que só existem para compartilhar música para ter acesso a obras completas de artistas do mundo todo.
Para facilitar, a maioria dos álbuns é postada em pacotes com todas as canções juntas. E a oferta está aumentando: vídeos, seriados, festivais.
Pelos menos três comunidades brasileiras oferecem esse conteúdo no Orkut, todas com o mesmo nome: "Discografias". A maior e mais popular, criada pelo paranaense Aramis Gomes (ou Aramis Jesus Freak, como ele se autodenomina), tem quase 300 mil membros.
"Existem vários como eu na internet", diz Aramis, que agora se dedica a postar CDs de música gospel num blog -onde já tem dezenas de "seguidores".
A comunidade se divide em várias outras, para evitar que seja rastreada e, talvez, fechada pelo Orkut. Uma delas recebe os pedidos de novas bandas. A outra oferece os links aos usuários. E outra contém regras para que a comunidade continue.
Não faltam dicas que mostram como compartilhar arquivos - ou seja, como gravar CDs e formatos como MP3 e transformá-los em links. O serviço mais indicado é o Rapidshare (www.rapidshare.com).
Os usuários postam não o link direto gerado pelo Rapidshare mas o da página onde os arquivos se hospedam, o que engana a administração do Orkut e permite a continuação das trocas. Há até vídeo-aulas ensinando passo a passo como fazer o compartilhamento.
Há também comunidades específicas para baixar todos os clipes de um determinado artista, como a "Videografias", ou coletâneas específicas de música brega, clássica e de piadas.
Entre as 60 comunidades para troca de trilhas, destaca-se a "Trilhas Sonoras de Novela" da Globo, divididas em "nacional" e "internacional".


Texto Anterior: Comportamento: Grudados na rede: vício, preguiça ou imaturidade?
Próximo Texto: Advogados discordam se é crime
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.