São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAME ON

Faça amor, não faça guerra!

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Saia justíssima na Microsoft e na produtora de games Ubi Soft. Em outubro de 2003, o game "Tom Clancy's Rainbow Six 3" foi lançado com exclusividade para o Xbox. Traz gráficos espetaculares e ótima jogabilidade on-line.
Acontece que um dos primeiros compradores, o texano Tony Ashcraft, percebeu numa fase que, embaixo de pôsteres, havia uma URL. O rapaz teclou o endereço na internet e descobriu que o domínio não tinha dono.
Ashcraft mandou um e-mail à Microsoft perguntando a intenção da empresa com o endereço virtual. Sem resposta, o cara comprou o domínio.
Hoje, quem joga "Rainbow Six 3" on-line no Xbox, ao se deparar com os pôsteres e clicar neles, é levado a um site com centenas de links para fotos pornográficas e a mensagem: "Bem-vindos ao pornô inter-racial".
A Ubi Soft divulgou nota oficial em que lamentava o episódio e requeria o domínio para si. Ashcroft diz que sua intenção era gerar tráfego e vender o domínio por um bom punhado de dólares. "Não vejo nenhum motivo para entregar o site à Ubi Soft ou à Microsoft, a não ser por uma boa proposta."
A Microsoft decidiu não comentar o episódio por não ter desenvolvido o game. O texano se defende dizendo que jamais faria algo semelhante num jogo que não fosse para maiores de 18 anos...
Mas, num jogo de guerra e debaixo dos narizes de empresas desse porte , é mais do que divertido, é um lembrete: "Faça amor, não faça guerra!".


Colaborou Fabio Silva

gameon@folha.com.br



Texto Anterior: 02 neurônio: Amor de verão
Próximo Texto: Folhateen explica: Índios e agricultores protestam contra demarcação de terras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.