São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes ajudam a entender mistério

SYLVIA COLOMBO EDITORA DO FOLHATEEN

O massacre de Columbine foi tratado no cinema em dois bons filmes. Um deles, já exibido aqui, é o documentário do polêmico Michael Moore, "Tiros em Columbine", que critica a facilidade com que os americanos têm acesso a armas. O outro, em cartaz, é "Elefante", de Gus van Sant, que reconstrói os últimos instantes antes do massacre.
Para dar um ar inocente aos personagens, Van Sant chamou adolescentes da região que nunca tinham atuado. As longas tomadas seguem os garotos dentro da escola, no refeitório, na biblioteca, nas quadras.
Realça suas expressões, trejeitos e, o mais importante, a maneira como percebem o mundo à sua volta. "Elefante" sensibiliza o espectador para aquele universo, mas sem tentar interpretar os fatos. Como sempre, o cinema aqui não explica tudo, mas ajuda a gente a refletir sobre questões tão complicadas como essa.


Texto Anterior: Pesadelo revisitado
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Baixar música pela internet não afeta vendas de CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.