São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

"Tenho 18 anos e preciso retardar minha ejaculação, pois demoro no máximo dois minutos. As camisinhas "retardantes" funcionam? Tem algum outro remédio?"

"Tenho 19 anos e enfrento dificuldades com camisinhas. Tenho um pênis grosso e acho horrível colocar o preservativo. Chego até a perder o tesão na hora H. Há camisinhas para esse tipo de problema?"


Meninos têm dúvida sobre camisinha

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Duas dúvidas de garotos que refletem problemas enfrentados por muitos jovens que começam a sua vida sexual e que sabem da necessidade e da importância de ter a proteção de um preservativo.
O primeiro garoto enfrenta a ejaculação precoce. Ele reclama que chega lá rápido demais. E isso pode mesmo acontecer com boa parte dos garotos. A causa principal é a ansiedade, aliada à falta de experiência. Em geral, com tempo, prática e mais calma, essa dificuldade é revertida.
Camisinhas com efeito "retardante" têm um tipo de anestésico que pode diminuir um pouco a sensibilidade do pênis. Mas o efeito é muito pequeno no controle da ejaculação precoce, já que o principal problema não é físico, e sim emocional.
Para quem não melhora com a prática, é uma boa idéia procurar a ajuda de um especialista, que pode pensar em uma terapia ou, nos casos mais graves, no uso de um remédio que tem como efeito colateral um certo retardo na ejaculação.
Para o segundo garoto, a dica é tentar um preservativo de tamanho e largura um pouco maiores. Eles já existem aqui no Brasil e estão à venda nas principais farmácias e supermercados.
Aliás, vamos aproveitar para falar dos diversos tipos de camisinha à disposição dos homens no mercado. Em relação ao tamanho, temos pelo menos três: o teen (um pouco menor), o padrão e o extra (um pouco maior). Além disso, pode haver variação dependendo da marca.
Em relação à lubrificação, existem preservativos secos e outros que já vêm com lubrificante à base de água, que pode facilitar a penetração. Há aqueles com espermicida, substância que ajuda a matar espermatozóides em caso de ruptura. Existem também camisinhas com cor e sabor distintos. Elas podem tornar o sexo oral com proteção mais divertido e seguro.
Há camisinhas com formatos e texturas diferentes. Mais grossas, mais finas, com reservatório, sem reservatório, com ranhuras, enfim, há variações para todos os gostos. Escolha a que melhor se adapta a você e sempre faça sexo com proteção.
Para terminar, quem tem alergia ao látex (borracha) da camisinha, pode optar por preservativos feitos com um plástico, o poliuretano. É isso aí!


Jairo Bouer,38, é médico.
@ - jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Internet: @ Floresta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.