São Paulo, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior

Morte e vida no rádio da web

Notícia preocupante para quem gosta de música jovem e inovadora. Uma das melhores rádios musicais do mundo, a norte-americana www.woxy.com, que transmite só pela internet, está sem grana e pode fechar. A leitora Tania Matsumoto escreveu dando o alerta, preocupada com o possível fim do que ela chama de "oitava maravilha do mundo". A solução encontrada pela woxy foi transformar-se em rádio paga: US$ 9,95 por mês (pouco mais de R$ 20).
Eles explicam tudo no site. Como a rádio pela internet ainda está em sua infância, os anunciantes simplesmente não sabem o que fazer com ela. O público é local, nacional ou internacional? Que tipo de gente ouve rádio no computador? O fato de, por enquanto, não dar para ter internet no carro, afeta o número de pessoas que podem acompanhar as rádios da web?
Para você que chegou agora, uma breve explicação. A woxy foi descoberta por um leitor de "Escuta Aqui" quando ainda era uma rádio normal que também transmitia pela internet. Dei o toque na coluna, muita gente virou fã. Meses depois, a freqüência da woxy foi vendida. A rádio quase fechou, mas foi salva por investidores de última hora, que fizeram dela uma estação só de internet. Daí em diante, o número de ouvintes brasileiros explodiu. Hoje, a woxy tem até vinhetas em português. Agora, os caras estão na pior. Chegou a hora dessa gente bronzeada (nós) mostrar seu valor. Repetindo: www.woxy.com.
 
Enquanto uma rádio definha, outra surge. É a Live 105, emissora meio comercial/meio alternativa de San Francisco que, agora, depois de anos embaçando, finalmente começa a transmitir pela internet. Assim fica fácil saber o que a rapaziada indie da Califórnia escuta: www.live105.com. Além das coisas mais comerciais de sempre, rolam muitas bandas locais bacanas e que estão surgindo agora, tipo Every Move a Picture e Lovemakers. Confira.
 
Fugindo do assunto rádio, uma triste notícia. Acabou o Grandaddy, grande banda californiana de folk rock. Mas, antes do fim, eles vão gravar um último disco (ainda bem!). Sabe como soube disso? Ouvi na Live 105, que citou o semanário inglês "NME". Está aqui: www.nme.com/news/grandaddy/22068.

CD PLAYER

PLAY - "Tear You Apart", She Wants Revenge
O Bauhaus com 30 anos a menos? Rock gótico de vocais sincopados, lembrando hip hop? Tudo isso e mais um pouco. Dica da Live 105.

PLAY - "Rock 'n" Roll Queen", The Subways
Rock adolescente sem um pingo de responsabilidade. Mais uma que bomba direto, merecidamente, na Live 105. Seja minha rainha do rock!

EJECT - "Mash-ups"
Depois de aparecerem até no Grammy, as misturas de músicas ("mash-ups" nos EUA, "bootlegs" na Inglaterra) perderam a graça.


Texto Anterior: DVD: Anéis por todos os lados
Próximo Texto: Música: Sem raiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.