São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

"Lost" ou "24 Horas"; descubra qual tem mais a ver com você

Qual é o seu Jack?

JOÃO PAPA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As duas séries mais pop do momento terão suas novas temporadas exibidas no mesmo horário aqui no Brasil. Hoje, às 21h, vão ao ar o primeiro episódio da quinta temporada de "24 Horas" e o segundo episódio da segunda temporada de "Lost".
"24 Horas" veio antes e se tornou mania no Brasil mesmo antes de passar na Globo (que já terminou de exibir a quarta temporada, mas só exibirá a quinta no ano que vem). Já "Lost" (que terminou sua primeira temporada na Globo na última sexta-feira) deu ao canal AXN, que nunca teve grande projeção aqui nas terras canarinhas, uma chance de brigar com um dos maiores gigantes da TV paga, a Fox.
Se a briga é boa na disputa pela audiência, é excelente também entre os fãs. Há quem não troque "24 Horas" por nada no mundo. O mesmo acontece com "Lost". Mas, na essência, as duas são a mesma coisa: histórias de suspense recheadas com boas doses de aventura e subtramas interessantes. O que, diga-se de passagem, já se tornou fórmula para dar certo nas séries americanas.
Foi assim com "Arquivo X" e com o fenomenal "John Doe", que cometeu o erro de não ter uma resolução para a trama e acabou cancelada na primeira temporada.
Alguns temem que o mesmo aconteça com "Lost". Mas, aparentemente, os roteiristas sabem muito bem que fim dar à confusão em que se meteram os habitantes da ilha (que agora conta com um equipado "bunker" de segurança, trancado por dentro). Enquanto isso, "24 Horas" recomeça com um Jack Bauer oficialmente morto, com a morte de duas das personagens mais interessantes da série nos primeiros 15 minutos e com um novo e desconhecido inimigo, que parece ser mais perigoso que qualquer um que Bauer tenha enfrentado.
Não há dúvidas de que, entre as duas, "Lost" é a que dá mais vontade de assistir ao segundo episódio. Mas os primeiros episódios de "24 horas" sempre foram muito (e bota muito nisso) mais mornos que o resto da série. E, levando em conta esse fato, os próximos episódios da série devem deixar qualquer um de cabelo em pé.
Não dá para acompanhar as duas ao mesmo tempo e, se a dica valer, "24 Horas" é mais tenso, mais angustiante, com mais ação e mais aventura. Mas, se o que interessa mesmo é brincar de detetive, "Lost" é a melhor pedida.
As duas séries são o que há de melhor no gênero e qualquer uma delas certamente vale a pena ser acompanhada. Mas que a saga de Jack Bauer é mais interessante, isso é.


Texto Anterior: Desenho animado: Segredos soviéticos
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Missão intensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.