São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Estresse e depressão atrapalham namoro

JAIRO BOUER

"Trabalho oito horas por dia e gasto mais três dentro do ônibus. Não saio à noite nem nos finais de semana. Estou com problemas com minha namorada. Qualquer coisa que ela fale ou faça me deixa irritado, passo mal e acabo discutindo feio. Não consigo confiar nela, mesmo sabendo que ela não sai de casa nem para ir até a padaria. O que faço?"

Antes de pensar no que está acontecendo com sua namorada, vamos tentar entender um pouco melhor o que se passa com você. Parece que algumas coisas não estão legais e é bom tentar identificar quais são esses problemas.
Em primeiro lugar, você deve estar meio cansado. Trabalha o dia todo e ainda enfrenta uma verdadeira maratona dentro de um ônibus, o que acaba causando desgaste físico, emocional e irritação. Será que você não anda meio estressado ou até mesmo deprimido? Estresse e depressão não deixam você curtir nada que se passa à sua volta.
Essa falta de alternativas no fim de semana também pode ser um fator agravante. Mesmo sem dinheiro, sempre dá para a gente pensar em lazer. Por exemplo, assistir a um filme ou ouvir música na casa de amigos, sentar na rua e bater papo-furado, jogar uma pelada, namorar, tudo isso é bom e deixa a gente mais feliz e de bem com a vida.
Talvez você também esteja inseguro e com sua auto-estima prejudicada. Essas sensações acabam deixando você mais triste, irritado e vulnerável. Sem perceber, você acaba usando o ciúme como uma espécie de bode expiatório. A culpa de tudo passa a ser de quem? Da namorada!
Será que as brigas não estão funcionando justamente como uma válvula de escape? Ou, ainda, você anda tão ciumento que não consegue curtir o lado legal do namoro?
Que tal tentar reverter isso? Em primeiro lugar, acho que vale a pena consultar um médico (de preferência, um psiquiatra), que pode avaliar se existe depressão ou se você está apenas estressado.
Depois, é fundamental que você consiga quebrar essa rotina cansativa, criando situações em que você consiga curtir mais sua vida. Viver não é só trabalhar. É saber aproveitar a companhia dos amigos, da família e da sua namorada.
Para terminar, converse com ela. Se você está sendo tão chato nesses últimos tempos, ela deve estar precisando de carinho e atenção. É importante tentar resgatar esse namoro, porque você gosta da garota, e o carinho pode ajudar muito nessa fase mais difícil da sua vida.


Jairo Bouer, 38, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Trocando idéias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.