São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Kisstória

Biografia de quase 500 páginas traz as origens e os segredos da banda mais sem vergonha de toda a história do rock

Associated Press
Gene Simmons, o linguista da banda, mostra o baixo para a platéia em show de 2000


IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

"Se você não é fã do Kiss, largue já esse livro", alerta a primeira frase da biografia "Kiss - Por Trás da Máscara". É claro que a sentença vale também para esta página. Se você não é fã do Kiss, tente a reportagem de "Lost".
Pronto, agora que estamos somente entre kissmaníacos podemos comemorar o lançamento no Brasil de um dos melhores livros de todos os tempos! Trata-se da biografia autorizada da banda, escrita por David Leaf e Ken Sharp e publicada em 2003 nos EUA.
Há dezenas de fotos legais, do início ao fim da carreira, mas é o texto mesmo que faz dessa obra um item imprescindível na sua biblioteca de rock.
A primeira parte do livro data de 1979. Na ocasião, o jornalista David Leaf foi contratado pela banda para contar a história dos cinco primeiros anos do Kiss. Leaf entrevistou longamente os quatro músicos e entregou pouco mais de 100 páginas, mas sua publicação foi suspensa sem explicações.
Uma provável razão para isso é que Leaf não escreveu como um fã do Kiss. O jornalista, que já havia feito uma biografia dos Bee Gees, retratou a banda com um pé na realidade, ou seja, não apresentou Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Peter Criss como semideuses da guitarra, mas como quatro moleques ambiciosos dispostos atudo para se tornarem milionários antes dos 30.
Estratégias, tentativas, erros, acertos, maquiagens, todo o processo de criação do Kiss, não uma simples banda, mas uma máquina circense de merchandising, está aí.
A segunda parte do livro, escrita por Ken Sharp, é mais fraca. Ele pega a história do grupo no momento em que Leaf a largou, em 1979, e a leva até os anos 2000.
Mas Sharp não escreve como jornalista; é antes um fã, e seu texto está cheio de superlativos elogiosos e de birras infantis contra os críticos de sua banda predileta. Muitas de suas perguntas aos músicos são um tanto idiotas, como "Se você fosse outro membro do Kiss por uma noite, quem você seria?".
Mas ele se redime em grande estilo na última parte do livro, quando entrevista produtores, engenheiros de som e técnicos de gravações, além da banda, para falar de absolutamente todas as músicas do Kiss. Álbum por álbum, canção por canção, desde aquela mais obscura até a mais famosa, da melhor à pior. É o sonho de qualquer fã. Um sonho de tirar o sono.

KISS - POR TRÁS DA MÁSCARA
Autores:
David Leaf e Ken Sharp
Editora: Companhia Editora Nacional


Texto Anterior: Especialistas comentam prós e contras
Próximo Texto: 02 Neurônio: Amamos o gigante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.