São Paulo, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA ESTRADA

Mayra Dias Gomes - mayradiasgomes@uol.com.br

O segredo mais bem guardado do rock'n'roll

As piores tragédias acontecem subitamente. Um carro bate, de repente há sangue, o telefone soa no meio da madrugada. Em um piscar de olhos, tudo mudou. O mundo foi da cor à sombra.
Em 1984, a banda finlandesa Hanoi Rocks se encontrou em um cenário macabro como esse. Eles estavam perto de atingir o sucesso mundial, tinham um contrato com a CBS Records, haviam terminado de gravar o quinto álbum de estúdio com um produtor conceituado e estavam iniciando uma turnê pelos Estados Unidos.
Quando menos esperavam, o tempo fechou. Razzle, o baterista da banda, morreu em um acidente de carro. O responsável pela tragédia foi Vince Neil, vocalista do Mötley Crüe, que toca no Carioca Club em São Paulo, no dia 27 de fevereiro. Vince estava dirigindo sob a influência de álcool e foi condenado a um mês de prisão, mas foi solto depois de 15 dias.
Abalado, o baixista Sami Yaffa deixou o grupo. Depois, o vocalista Michael Monroe decidiu que o fim havia chegado. Artistas como Guns'n'Roses, Mötley Crüe, Dave Grohl e Slipknot citaram o Hanoi Rocks como grande influência.
Em 2002, Michael mudou de ideia e se juntou ao guitarrista Andy McCoy, prolongando as atividades do Hanoi Rocks até 2009, quando o sucesso estava batendo em suas portas novamente. Ele queria que a banda acabasse por cima, por isso escolheu um bom momento para dizer adeus. Fãs lamentaram a decisão em shows de despedida em Helsinque, capital da Finlândia.
O grupo ficou conhecido como "o segredo mais bem guardado do rock'n'roll" por causa do status cult que atingiu e da fama mundial que deixou escapar. Há duas semanas, Michael participou de uma conferência em Hollywood para apresentar sua nova banda. Sami Yaffa, Ginger, Todd Youth e Jimmy Clark agora o acompanham em seu novo projeto, que promete passar pelo Brasil neste ano. Vale a pena acompanhá-los.
Aos 48 anos, Michael Monroe encerra seus shows fazendo espacate e, durante metade do espetáculo, obriga a plateia a procurá-lo nas alturas, enquanto escala as estruturas de palco e desafia os limites do rock'n'roll.

Confira: www.myspace.com/michaelmonroeofficial


Texto Anterior: Cozinha: Programa "Larica Total" faz culinária com o que tiver na geladeira, segundo seu criador
Próximo Texto: Música: Samba nota dez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.