São Paulo, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Samba nota dez

Conheça como funcionam as escolas de samba e jovens que participam delas

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o último dia para curtir os desfiles das escolas de samba -seis agremiações do grupo especial do Rio de Janeiro encerram a maratona que começou na última sexta-feira, em São Paulo, e termina na apuração das notas, amanhã, em São Paulo, e na quarta-feira, no Rio.
Neste quadro, entenda os critérios de avaliação dos desfiles, em que cada escola é julgada por 50 pessoas que ficam espalhadas em pontos estratégicos da avenida. São até dez quesitos, em que a nota mínima é oito, além de alas e de personagens tradicionais das escolas.
Conheça ainda o futuro do samba, em histórias de jovens ligados à festa mais popular do Brasil.
(IURI DE CASTRO TÔRRES)

BOA RELAÇÃO
Rafael Dias, 14, considera Mayara Esteves, 13, uma irmã. Quando desfilam pela X-9 Paulistana, no entanto, têm de agir mais como um casal. "É importante ter relação boa com seu mestre-sala, pois a dança fica mais bonita", diz a menina. "Entrar na avenida é muito emocionante", conta Dias. Os dois precisam de autorização do Juizado de Menores para desfilar.

ALA DAS BAIANAS
Apesar de não ser obrigatória, a ala das baianas é uma das partes mais tradicionais do desfile. É composta, geralmente, por senhoras da comunidade. Não é julgada na apuração.

HARMONIA
Entrosamento entre bateria e canto, que devem estar em perfeita harmonia.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
O mestre-sala protege e apresenta o emblema da escola, além de cortejar, com gestos elegantes, a porta-bandeira, que leva a bandeira e cuida para que ela não enrole. Os passos de dança são mais lentos.

ALEGORIAS E ADEREÇOS
Alegorias são os elementos cenográficos que não estão no chão, como decoração de carros alegóricos; adereços são aqueles que estão no chão, como estandartes. Confecção, decoração, materiais, cores e criatividade são julgados.

BATERIA
Responsáveis por animar o desfile, os até 200 ritmistas da escola precisam estar ensaiados para agradar até com direito a "paradinha", que não pode dar errado.

EVOLUÇÃO
Progressão dos passistas de acordo com o samba-enredo. Correrias ou retrocessos são penalizados. Há tempo mínimo e máximo.

ENREDO
Criação e apresentação artística de um tema para desfile. São avaliadas a sequência das alas e a criatividade das escolas.

SAMBA-ENREDO
É a música que embala os desfiles. Os julgadores avaliam a beleza e a poesia da letra, além da melodia, que deve valorizar o samba.

FANTASIAS
Adequação das fantasias ao entendimento do enredo, assim como a uniformidade delas dentro de cada ala. Quanto mais criativa, melhor.

COMISSÃO DE FRENTE
Os integrantes apresentam a escola ao público, com toques de acrobacia. Coordenação, sintonia e criatividade são os critérios de avaliação.

RAINHA DE BATERIA
Não é uma função obrigatória, mas de tradição -as meninas que conduzem a bateria são membros da própria escola, ou, como é mais comum, atrizes, modelos ou apresentadoras de TV. Não é julgada.

RITMO DE MESTRE
Mestre Gustavo. É assim que Gustavo dos Santos Oliveira, 18, é chamado pelos 160 integrantes da bateria mirim do Salgueiro, no Rio, escola à qual ele dá adeus neste ano para se dedicar integralmente à categoria principal, em que toca surdo. "Nasci no samba", diz Oliveira. "Meu pai é do Salgueiro há 30 anos e foi uma emoção muito grande vencer o Carnaval do ano passado."

CONJUNTO
A forma geral como a escola se apresenta. Não é julgado em São Paulo.

MISTÉRIOS DA TIJUCA
Fã de Carnaval, Vinícius Ferraz, 15, morador do Rio de Janeiro, não disfarça o carinho pela Salgueiro. No entanto, foi na Unidos da Tijuca que sua carreira na avenida começou -o garoto mandou pelo Orkut uma ideia de enredo para o carnavalesco Paulo Barros que foi aceita. "É Segredo!", tema deste ano, aborda os grandes mistérios da humanidade, como a enigmática Atlântida.


Texto Anterior: Na estrada - Mayra Dias Gomes: O segredo mais bem guardado do rock'n'roll
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Um cara famoso me pagou uma cerveja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.