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MÚSICA
Samba nota dez
Conheça como funcionam as escolas de samba e jovens que participam delas
DA REPORTAGEM LOCAL
Hoje é o último dia para
curtir os desfiles das escolas de samba -seis
agremiações do grupo especial
do Rio de Janeiro encerram a
maratona que começou na última sexta-feira, em São Paulo, e
termina na apuração das notas,
amanhã, em São Paulo, e na
quarta-feira, no Rio.
Neste quadro, entenda os critérios de avaliação dos desfiles,
em que cada escola é julgada
por 50 pessoas que ficam espalhadas em pontos estratégicos
da avenida. São até dez quesitos, em que a nota mínima é oito, além de alas e de personagens tradicionais das escolas.
Conheça ainda o futuro do
samba, em histórias de jovens
ligados à festa mais popular do
Brasil.
(IURI DE CASTRO TÔRRES)
BOA RELAÇÃO
Rafael Dias, 14, considera Mayara Esteves, 13, uma irmã. Quando desfilam pela
X-9 Paulistana, no entanto, têm de agir mais como um casal. "É importante ter
relação boa com seu mestre-sala, pois a dança fica mais bonita", diz a menina.
"Entrar na avenida é muito emocionante", conta Dias. Os dois precisam de
autorização do Juizado de Menores para desfilar.
ALA DAS BAIANAS
Apesar de não ser obrigatória, a ala das baianas é uma das partes mais
tradicionais do desfile. É composta, geralmente, por senhoras da comunidade.
Não é julgada na apuração.
HARMONIA
Entrosamento entre bateria e canto, que devem estar em perfeita
harmonia.
MESTRE-SALA
E PORTA-BANDEIRA
O mestre-sala protege e apresenta o emblema da escola, além de cortejar, com
gestos elegantes, a porta-bandeira, que leva a bandeira e cuida para que ela não
enrole. Os passos de dança são mais lentos.
ALEGORIAS E ADEREÇOS
Alegorias são os elementos cenográficos que não estão no chão, como decoração
de carros alegóricos; adereços são aqueles que estão no chão, como
estandartes. Confecção, decoração, materiais, cores e criatividade são julgados.
BATERIA
Responsáveis por animar o desfile, os até 200 ritmistas da escola precisam estar
ensaiados para agradar até com direito a "paradinha", que não pode dar errado.
EVOLUÇÃO
Progressão dos passistas de acordo com o samba-enredo. Correrias ou
retrocessos são penalizados. Há tempo mínimo e máximo.
ENREDO
Criação e apresentação artística de um tema para desfile. São avaliadas a
sequência das alas e a criatividade das escolas.
SAMBA-ENREDO
É a música que embala
os desfiles. Os julgadores avaliam a beleza e a poesia da letra, além
da melodia, que deve
valorizar o samba.
FANTASIAS
Adequação das fantasias ao entendimento do enredo, assim como a uniformidade
delas dentro de cada ala. Quanto mais criativa, melhor.
COMISSÃO DE FRENTE
Os integrantes apresentam a escola ao público, com toques de acrobacia.
Coordenação, sintonia e criatividade são os critérios de avaliação.
RAINHA DE BATERIA
Não é uma função obrigatória, mas de tradição -as meninas que conduzem a
bateria são membros da própria escola, ou, como é mais comum, atrizes, modelos
ou apresentadoras de TV. Não é julgada.
RITMO DE MESTRE
Mestre Gustavo. É assim que Gustavo dos Santos Oliveira, 18, é chamado pelos
160 integrantes da bateria mirim do Salgueiro, no Rio, escola à qual ele dá adeus
neste ano para se dedicar integralmente à categoria principal, em que toca surdo.
"Nasci no samba", diz Oliveira. "Meu pai é do Salgueiro há 30 anos e foi uma
emoção muito grande vencer o Carnaval do ano passado."
CONJUNTO
A forma geral como a escola se apresenta. Não é julgado em São Paulo.
MISTÉRIOS DA TIJUCA
Fã de Carnaval, Vinícius Ferraz, 15, morador do Rio de Janeiro, não disfarça o
carinho pela Salgueiro. No entanto, foi na Unidos da Tijuca que sua carreira na
avenida começou -o garoto mandou pelo Orkut uma ideia de enredo para o
carnavalesco Paulo Barros que foi aceita. "É Segredo!", tema deste ano, aborda
os grandes mistérios da humanidade, como a enigmática Atlântida.
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