São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE

Associação internacional só tem um membro

DA ENVIADA A SALZBURGO

Farra para uns, trabalho para outros, o fato é que os aviões de papel já têm seu prestígio. Existe até uma associação internacional, a Paper Aircraft Association, fundada em 1989 pelo fotógrafo britânico Andy Chipling, 46.
O engraçado é que, até hoje, ele é o seu único membro.
"Tenho alguns colaboradores, geralmente estudantes universitários, que me ajudam por um tempo, mas abandonam quando concluem a faculdade, por falta de tempo ou de interesse mesmo", afirma o fotógrafo, que integrou o júri da categoria acrobacia.
Mesmo assim, Chipling não desiste. Criou e mantém sozinho até hoje a Associação dos Aviões de Papel, com o objetivo de popularizar o esporte, porque acredita que ele tem funções educativas.
"Fazer um avião de papel desenvolve noções de física e aerodinâmica nas crianças, além de estimular o lado artístico, porque é preciso muita criatividade", explica o fotógrafo britânico.
Por enquanto, o trabalho da associação é manter apenas um website (www.paperaircraft.com) com dicas de como fazer um aviãozinho eficiente e as regras padronizadas para campeonatos.
Segundo Chipling, há cerca de três ou quatro torneios internacionais por ano no mundo, mas todos muito amadores.
"Nunca houve um campeonato dessa proporção, com tantos participantes e uma estrutura tão grande. Quem sabe agora, com essa visibilidade toda, eu consigo algum financiamento para desenvolver projetos em escolas e fazer eventos pelo mundo", disse, sobre a competição realizada na Áustria. (LC)

Texto Anterior: Esporte: Voando longe
Próximo Texto: 02 Neurônio: Manifesto a favor do cabelo Bozo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.