São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Revolta geral! Leitores criticam carta de garota que disse que homossexualismo não é normal

Gay com orgulho
"A coluna de Rosely Sayão é uma fonte de esclarecimentos para muitos jovens. Várias vezes me surpreendi com algo que ela disse e que eu pensava ser de outra forma. Mas o legal é a intimidade e simpatia das respostas, sempre em tom descontraído, sem deixar de lado a seriedade. Quando aborda temas com os quais me identifico, como homossexualidade, ela tem o dom de tornar a coisa menos dramática. Confesso que, lendo suas colunas na minha fase teen (hoje tenho 21), comecei a perceber que era alguém como outro qualquer, que não deveria me sentir culpado, que não deveria esperar por uma "cura" e que até tinha outras qualidades por ser um cara gay. Rosely me fez ter orgulho daquilo que eu temia e me condenava por ser. Portanto cartas como a dessa jovem (ed. de 10/4) só reforçam a idéia de que alguns se movimentam contra algo que não conhecem ou não gostam simplesmente por uma fobia incompreensível. Aqui vai meu último recado: continuem publicando colunas e matérias sobre o tema. Afinal, existem milhares de leitores que também se sentirão lembrados e confortados ao se reconhecer no Folhateen. Obrigado, Rosely e Folhateen, por terem me ajudado a superar crises e encanações tão difíceis de resolver. Meu e-mail é okboy@bol.com.br.
Joel Smith, 21 (via e-mail)

Abaixo o preconceito
"Quero dizer a Priscila (ed. de 10/ 4) que ser gay (ou não) não torna ninguém melhor ou pior. A diversidade sexual só mostra que há várias formas de vivenciar a sexualidade. Priscila, por acaso você escolheu ter nascido mulher? Se é que você é mulher... A sua carta deixa claro somente um fato: quem tem "deturpação grave" é você. E sua deturpação não é só sexual, mas principalmente moral, e se chama ignorância."
Daniela Berwanger (via e-mail)

Quem ela pensa que é?

"Gostaria de registrar minha indignação com a carta de Priscila Ferreira (ed. de 10/4), que disse que "homossexualismo não é uma opção sexual do indivíduo e, sim, uma deturpação grave da sexualidade". Quem essa garota pensa que é, para julgar uma questão tão pessoal do ser humano? Mais: como dizer, hoje, com tanta informação, que o normal para o homem é gostar de mulher? Talvez ela devesse rever os conceitos que a fizeram escrever tal afirmação, já que o tal "problema grave" discutido deve ser o preconceito que ela carrega. Até ela se resolver, a única perplexidade é a atitude dela."
Danielle Leonel Sanches, 17 (Osasco, SP)

Digna de pena
"É impressionante que, no ano 2000, ainda existam pessoas como Priscila Ferreira (ed. de 10/4), com opiniões infelizes e arcaicas sobre homossexualidade. É digna de pena. Está mais do que provado que a atração entre duas pessoas do mesmo sexo não se dá por uma "deturpação da sexualidade" ou por medo do sexo oposto. A coisa é bem mais complicada, tanto que merece atenção de muitos ramos da ciência. A leitora deveria se informar melhor ou ler um pouco mais jornal, assim não sairia falando asneiras, comprometendo o seu nome. Uma pessoa como essa não pode ser levada a sério. Um abraço para todo o público GLS do Brasil."
Marcos Ribeiro (Campinas, SP)

O que é certo e errado?
Primeiro, gostaria de parabenizá-los pela reportagem sobre animes. Afinal, me tornei uma "otaku" aos 8 anos, assistindo "Macross", "Honey Honey" e "Zillion". Acho que a matéria poderia ter sido mais completa. Escrevo também para protestar contra uma leitorazinha que teve seu e-mail publicado (ed. de 10/4). Ela xinga a doutora Rosely Sayão e classifica o homossexualismo como "deturpação sexual'(!?!). Isso só prova que somos educados para engolir tudo que nos foi predeterminado, sem parar para pensar no que é "certo ou errado". O que é certo e errado, afinal? Ser gay é errado por quê?? Como você pode determinar o que é melhor para outro ser humano?!? Que droga de país!"
Camila Eleutério, 15 (Santos, SP)

Não escolhi ser gay
"Quanto ao e-mail de Priscila Ferreira (ed. de 10/4), concordo com ela quando diz que "homossexualismo não é uma opção sexual do indivíduo". Eu não optei por ser gay, assim como, acredito, a leitora em questão não optou por ser heterossexual. Todavia, eu optei, isso sim, por não reprimir ou discriminar a mim mesmo. Optei por não ter minha humanidade deturpada pelo preconceito e pela ignorância."
Marcus Avelar (São Paulo, SP)

Cadê "Dawson's Creek'?
"Parece brincadeira o que a Rede Globo faz com os telespectadores. Há cinco semanas, começou a passar "Dawson's Creek". Gostei muito e passei a assistir todo sábado. Agora, li no jornal que não vão mais passá-lo e vão pôr o "Caldeirão do Huck" no lugar. Tudo bem, gostei do novo programa, mas precisava tirar o seriado do ar?"
Vitor Detomini (Guararapes, SP)

Quero poesia
Li e apoiei a posição de Fernando Augusto (ed. de 3/4) de reivindicar um espaço para a poesia. Já que o Folhateen mencionou Carlos Drummond de Andrade em matéria sobre sensibilidade, que tal publicar "Consolo na Praia", do poeta? Apóio também um espaço para jovens poetas."
Rodrigo Arruda (via e-mail)

Falo inglês, sim
"Li a coluna "Escuta Aqui" (ed. de 10/4) e não concordo quando diz "pode apostar que aquele seu amigo que bota banca porque julga ter um bom inglês não seria capaz de perguntar onde passa o ônibus 42 em Londres". Faço inglês na Cultura Inglesa, estive na Austrália e me virei muito bem, falando fluentemente e entendendo o que todos diziam. Apesar de saber que a maioria dos brasileiros não sabe falar inglês mesmo, a generalização foi excessiva. Meu e-mail é queen.beagle@thepetvine.com.
Regina G. José (via e-mail)


Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande nome completo, idade, endereço e telefone. E-mail: folhateen@uol.com.br


Texto Anterior: Menor de rua é problema desde 1830
Próximo Texto: Sexo - Rosely Sayão: Camisinha surgiu há 3.000 anos e já foi feita de tripa de carneiro
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.