São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

O que é ser homem?

Na última semana, uma espécie de ringue doméstico foi descoberto em Florianópolis (SC). Garotos de escolas particulares marcavam encontros na casa de um deles para "acertar as contas".
Lá, as brigas rolavam, eram filmadas, e as cenas de violência, postadas na internet. A agenda era acertada pela comunidade virtual "Luta do Lixo".
Rixas, problemas com namoradas, tudo era decidido nas brigas. O "derrotado" tinha que gravar depoimentos em que era humilhado. Lógico que isso também ia para a internet.
Curioso saber que essas coisas ainda acontecem! Os machos evoluíram tendo que mostrar superioridade em relação aos seus "rivais" para conquistar fêmeas e para garantir que seu patrimônio genético fosse transmitido para gerações futuras. Assim, lutas físicas e disputas territoriais são comuns entre os animais. O mais forte, o mais exuberante, o mais rápido leva a melhor!
Mas, entre os humanos, depois de séculos de evolução social e cultural, espera-se algo melhor do que brigas de quintal para resolver pendências de qualquer natureza, não? Será que em pleno século 21 garotos ainda precisam ter confrontos físicos e, pior, exibir tudo isso?
Isso me faz lembrar a anedota do barco que naufraga e que deixa como sobreviventes apenas um homem e uma mulher. Em uma ilha, solitários, eles começam a fazer sexo. Um dia, ele tira suas roupas e pede que ela as vista. Daí, ele diz para a parceira, agora vestida de homem: "Cara, sabe quem eu estou pegando?" Pois é!
No avião, na última semana, mais um desses náufragos contemporâneos alardeava para os colegas o quanto era macho. Mas falava tão alto a mesma história que qualquer um, nem precisava ser o Freud, podia pensar: mas por que será que ele precisa repetir tanto que é macho?
Para quem será, lá no fundo, que ele precisava provar isso? Palpites?


Texto Anterior: Internets - Ronaldo Lemos: Bom Mesmo É Ser Argentino
Próximo Texto: Comportamento: Ídolos à moda antiga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.