São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ativistas modificam jogo com mensagens de amor

DE NOVA YORK

Existem hackers e hackers. A mais nova modalidade entres estes ativistas do século 21 promete atrapalhar a vida dos jogos on-line. São pessoas que invadem games considerados violentos e, na melhor tradição dos anos 60, saem deixando paredes pichadas, mensagens de amor e pessoas convertidas.
Nem que as paredes, as pessoas e as pichações não sejam "de verdade", mas virtuais. Se pudessem ser definidos, eles seriam os "hackers do bem". Reúnem-se no site Velvet-Strike e seu objetivo é levar a paz aos usuários do game Counter-Strike.
A idéia do site é da acadêmica Anne-Marie Schleiner, que define a atividade como "protesto de modificação on-line". A ação tanto pode ser ativa (quando eles invadem o game dos outros) quanto passiva (você entra no site, baixa um programa e joga a versão "da paz" do game).
No último caso, em vez de matarem os reféns e os policiais e eventualmente uns aos outros, os terroristas que dominam o game colocam suas armas no chão, libertam os reféns e podem até acabar se abraçando e tomando uma cervejinha num bar.
Schleiner também é a criadora de um dos games mais interessantes disponíveis na rede, o Playskins, um jogo erótico revolucionário (para os padrões dos jogos eróticos disponíveis) em que ganha mais pontos quem se dedicar mais tempo às preliminares e conseguir fazer o parceiro atingir o maior grau de prazer.
O movimento "do bem" já conta com seu braço armado, digamos assim: trata-se do Graphical User Intervention, que fornece programas para que você chegue de mala e cuia nos jogos e não deixe bit sobre bit ao sair deles.
"Nossa missão é perseguir aqueles que tentam propagar a semente vil da divisão e do conflito sobre os florescentes campos do entretenimento on-line", diz a declaração de princípios do site. Guerrilha perde. (SD)


Os sites: Velvet Strike (www.opensorcery.net/velvet-strike); Playskins (www.playskins.com); Graphical User Intervention (www.tmpspace.com/icam40/files/Movie1.swf).


Texto Anterior: Pichação virtual
Próximo Texto: Brasil é celeiro de piratas do computador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.