São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantora fez estudo na USP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das vindas da vocalista Lissu ao Brasil resultou em um trabalho tão diferente e inusitado quanto a Maria Gasolina.
Em 2005, ela esteve na USP estudando o educador brasileiro Paulo Freire para a sua faculdade na Finlândia, e o resultado foi uma trabalho final de graduação no formato de história em quadrinhos.
Nela, Lissu encontra Freire em diversas situações e fica a par de seus ensinamentos. Considerando que Finlândia e Brasil costumam ocupar partes opostas dos rankings de qualidade em educação (nós lá embaixo, eles lá em cima) não é estranho que alguém venha de lá estudar um educador nosso, e não o contrário?
Não para Lissu: "O foco da pedagogia dele (Freire) não é a questão da alfabetização dos pobres iletrados do terceiro mundo. É a questão do amor e respeito, do diálogo verdadeiro. Não é sufiente saber ler, tem que entender também", explica.
A HQ, intitulada "Freiren Kyydissä" (carona com Freire), só foi publicada na Finlândia, mas Lissu está à procura de editoras interessadas em lançar uma versão brasileira. (DL)


Texto Anterior: Música: A bossa que saiu do frio
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: O mundo (nem tão) novo de Mallu Magalhães
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.