São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

Meninos maus.com

Em novo filme, Ellen Page vive uma garota vítima de muita violência

DA REPORTAGEM LOCAL

A situação se inverteu para Ellen Page. Depois de maltratar seu paquera pedófilo em "Menina Má.Com", a atriz leva o troco e vive agora uma adolescente vítima de verdadeiras atrocidades no longa-metragem "Um Crime Americano".
O filme, que estréia na sexta, é baseado em uma história real, que aconteceu na década de 1960 em Indianápolis, capital do Estado de Indiana, EUA.
Sylvia Likens, vivida por Page, é a personagem principal. Com sua irmã Jennie, ela se vê obrigada a passar uma temporada na casa da família Baniszewski, quando os pais saem em uma excursão de trabalho.
Gertrude, a matriarca vivida por Catherine Keener (de "Quero Ser John Malkovich"), tem sérios problemas financeiros e de saúde.
Para ela, as irmãs Likens são a possibilidade de um complemento no orçamento, já que seus pais passam a enviar um cheque semanal para cobrir as despesas das garotas.
Em um primeiro momento, a experiência parece promissora para as meninas. Gertrude tem sete filhos, e a casa vive cheia de crianças e adolescentes.
Sozinha e fragilizada, ela não tem tempo nem disposição para controlar a rotina da garotada, e logo Sylvia e Jennie começam a participar da agitada vida social da cidade.
Os problemas começam quando o primeiro cheque dos Likens não chega. Gertrude decide punir fisicamente as garotas pelo atraso dos pais.
Depois, Sylvia se envolve em uma confusão com Paula, filha mais velha de Gertrude. É aí que a situação fica perigosa.
Com a desculpa de que precisaria "ensinar uma lição" à garota, Gertrude submete Sylvia às mais terríveis violências físicas, que vão de fortes tapas até queimaduras.
Indicado para maiores de 16 anos, o filme não economiza nas cenas de violência.
Se levarmos em conta que a história é real e que o roteiro foi baseado nos relatos do processo judicial que condenou os agressores da jovem, assistir à fita se torna uma experiência bastante incômoda e levanta uma questão igualmente perturbadora: o que transforma crianças e adolescentes aparentemente normais em agressores cruéis?
Dirigido por Tommy O'Haver, "Um Crime Americano" participou do festival de Sundance do ano passado e do festival de Estocolmo, entre outros.
(LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Álcool e cigarro
Próximo Texto: Turismo: Viagem pelos sofás do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.